Benfica: pior que o dérbi só com Bayern e Vitória de Rui Borges

NACIONAL30.12.202420:57

Encarnados acabaram o jogo com o Sporting com dois remates enquadrados. Com os minhotos um chegou para ganhar. Com os alemães nem um acertaram na baliza

Aos 61 minutos, servido por Orkun Kokçu, Zeki Amdouni, opção de Bruno Lage para ponta de lança no dérbi com o Sporting, isolado, rematou por cima da barra da baliza de Franco Israel. Foi, talvez, a melhor oportunidade do Benfica. Foi o único remate do internacional suíço, um dos 14 da equipa contra os leões. Só dois enquadrados.

Pior, esta época, só com o Bayern e o V. Guimarães... então treinado por Rui Borges. Iguala registo da primeira jornada, ainda com Roger Schmidt, contra o Famalicão.

Nesta contabilidade dos remates enquadrados, e para efeitos estatísticos, não consta o cruzamento/remate de Alexander Bah aos 56', que obrigou Franco Israel a aplicar-se para evitar o golo, nem um remate de Di María aos 72' desviado por Hjulmand e que acabou nas mãos do guarda-redes dos leões.

Kokçu, aos 26', num livre direto perigoso e Akturkoglu, aos 11', foram os únicos com remates enquadrados.

Os pontas de lança remataram três vezes — Amdouni esteve 75 minutos em campo e disparou uma vez; Arthur Cabral 6' e acabou com duas tentativas; Pavlidis 15' e nenhuma.

Foi, como tal, a segunda vez que o Benfica acabou com dois remates enquadrados. Menos, então, só com Bayern (um remate e sem acertar no alvo) e V. Guimarães (oito disparos, apenas um, por Akturkoglu, enquadrado e que valeu o triunfo por 1-0). Os minhotos ainda de Rui Borges até acabaram com com mais remates (10) e mais remates enquadrados (2).

Sporting, 6-Benfica, 2

O Benfica, no dérbi, até rematou mais vezes que o Sporting (14 contra 12), mas foram menos os enquadrados (dois contra seis). O último jogo em que o Benfica acabou com menos remates e menos remates enquadrados não foi assim há tanto tempo — contra o Aves SAD (13/18 e 18/7, registos favoráveis ao Aves).

O dérbi com o Sporting, primeira derrota de Lage no campeonato, foi o quarto jogo do Benfica, esta época, sem marcar — os outros foram com Famalicão (0-2), Bayern (0-1) e Bolonha (0-0). Só em quatro jogos, por outro lado, os encarnados consentiram mais remates — Aves SAD (18), Bayern (24), Feyenoord (14) e Estrela Vermelha (15).