Benfica-Famalicão: um favoritismo que vem de longe
Taça de Portugal volta à Luz (Sérgio Miguel Santos/ASF)

ANTEVISÃO Benfica-Famalicão: um favoritismo que vem de longe

NACIONAL25.11.202308:00

Encarnados e famalicenses jogam esta noite o futuro na Taça de Portugal e a história joga a favor dos lisboetas

O Benfica defronta esta noite o Famalicão, em partida da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, e o favoritismo é evidente, pelo menos em termos históricos.

Quatro partidas entre as duas equipas na competição resultaram em três vitórias para os encarnados e um empate e em três apuramentos do Benfica.

Em 2019/2020, já em fase bem adiantada da prova, Benfica e Famalicão encontraram-se a duas mãos. Primeiro jogo da meia-final, na Luz, 3-2, em Famalicão empate (1-1), golos de Toni Martínez e Pizzi, ainda de águia ao peito.

A 11 de fevereiro de 2020, Pizzi fez o golo do empate em Famalicão e ajudou as águias a chegar à final do Jamor, Foto EDUARDO OLIVEIRA/ASF

Em termos globais, Benfica e Famalicão estiveram frente a frente em 24 partidas, com 19 triunfos para as águias, quatro empates e apenas uma vitória famalicense, há mais de 31 anos.

No dia 13 de setembro de 1992, com José Romão de um lado e Tomislav Ivic do outro, golo de freitas ao minuto 78 decidiu a partida de Campeonato. Ivic utilizou um jovem suplente chamado... Rui Costa.

José Romão, o único treinador que conduziu o Famalicão a uma vitória sobre o Benfica, ASF

O favoritismo do Benfica é, como já referimos, acentuado, mas há atenuantes: águias estão sob pressão, não estão a jogar bem mesmo vencendo o dérbi, a paragem traz sempre algum elemento surpresa e o adversário é bom: 7.º lugar na Liga, terceira melhor defesa da Liga.

Benfica

Roger Schmidt está de olho na Taça de Portugal e não o escondeu: «Jogos da Taça têm sempre histórias especiais, mas temos objetivos ambiciosos, queremos ganhar a Taça esta época e estamos preparados para jogar amanhã e qualificar-nos para a próxima eliminatória.»

Regresso do médio Orkun Kokçu, sensivelmente um mês após o último jogo (na Luz, com a Real Sociedad), será a grande novidade do Benfica.

Equipa provável: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; Florentino, João Neves; Di María, Rafa, João Mário; Tengstedt

Famalicão

João Pedro Sousa promete Famalicão personalizado: «Não temos medo. Tentamos jogar sempre bem na nossa forma de ver o jogo e até sabemos que corremos, por vezes, demasiados riscos. Acreditamos na nossa ideia, os jogadores acreditam, trabalham para correr bem durante o jogo. É isso que vamos fazer»

Jhonder Cádiz, ponta de lança venezuelano que falhou partida da Taça de Portugal com a Camacha por problemas físicos, pode ser a novidade do Famalicão.

Equipa provável: Luiz Júnior; Nathan Santos, Otávio, Riccieli e Francisco Moura; Mirko Topic e Zaydou Youssouf; Chiquinho, Gustavo Sá e Puma Rodriguez; Jhonder Cádiz

Tags: