Schmidt: «João Neves joga bem em qualquer lado»
Treinador do Benfica rendido ao jovem médio
Roger Schmidt defendeu, em conferência de imprensa, a utilização de João Neves como lateral, nos jogos em que recorreu aos três centrais.
O treinador alemão não duvida de que vai tirar sempre mais proveito do jovem no meio-campo. Mas acrescenta que há poucos jogadores com capacidade para fazer o que Neves tem feito.
«Tivemos alguns problemas para resolver na equipa. Temos de encontrar a melhor solução para cada jogo. Fizemos três jogos com três centrais, com Fredrik [Aursnes] e João [Neves] nas laterais. Acredito que funcionou muito bem em dois jogos, com a Real Sociedad foi diferente, não apenas por isso, a abordagem não foi perfeita e perdemos. Voltámos ao esquema tático habitual com o Sporting, é a esse esquema que estamos habituados, aos detalhes táticos, com os quais os jogadores se sentem muito confortáveis. Tivemos de encontrar um nova solução, jogámos com Morato a lateral-esquerdo e o João Neves ficou disponível para jogar como médio-centro. Não faz muito sentido olhar para trás, porque tenho de tomar sempre decisões e encontrar a melhor abordagem antes dos jogos, também fazer as mudanças certas durante os jogos. Claro que João Neves é mais um médio-centro que um extremo ou um lateral, isso é muito claro. Mas como treinador tenho de ser flexível e criativo. João Neves é um jogador tão bom em tudo, qualidades técnicas e estratégicas, inteligência… Esse tipo de jogadores pode jogar quase em qualquer posição. Fredrik Aursnes tem desempenhado diferentes funções muito bem. João Neves, claro, é um jogador que podemos meter em qualquer lado que vai jogar bem em qualquer lado. Mas, claro, queremos os jogadores nas melhores posições e, às vezes, não é possível, como expliquei. Mas é mais um médio-centro que jogador para as alas. Isso é muito claro», argumentou o treinador do Benfica.