Águia de garras afiadas despenou o galo de Barcelos
O Benfica venceu o Gil Vicente por 3-0, na 20.ª jornada da Liga, e assumiu, à condição, a liderança do campeonato, aproveitando o adiamento do jogo do Sporting em Famalicão.
As águias começaram muito fortes, com Arthur Cabral a ameaçar de cabeça logo aos cinco minutos, mas o remate saiu ao poste. Alexander Bah, que voltou à titularidade, trouxe verticalidade à ala direita do Benfica, mostrando-se sempre muito disponível com sprints e cruzamentos para a área. Com o clube encarnado muito ativo e a atacar imenso por aquele lado, foi da esquerda que surgiu o primeiro golo da tarde: canto para as águias, Di María a cruzar para a área e Arthur Cabral, novamente de cabeça, a rematar e a bola a acabar no fundo das redes.
O Gil Vicente tentava reagir com as armas ao seu dispor, mas as garras da águia iam-se revelando demasiado afiadas para o galo de Barcelos. Sem remates nos primeiros trinta minutos, os gilistas viram o Benfica dobrar a vantagem à passagem do minuto 34: canto para o clube da casa, a bola sobra para João Neves e o médio, com muita classe, tirou um adversário da frente e fez o segundo.
O segundo tempo não podia ter começado da melhor forma para o clube encarnado. Ao minuto 49, Rafa recebe a bola na área, após passe de Aursnes, remata cruzado e bate Andrew. 3-0 para as águias com 40 minutos por jogar, e um Gil Vicente sem chama para contrariar a tendência no relvado. O Benfica foi sempre a equipa mais perigosa até ao final do encontro, tendo acumulado várias oportunidades para avolumar ainda mais o resultado, mas o marcador não voltou a registar mudanças.
Com este resultado, o Benfica sobe para o topo da tabela classificativa, com 51 pontos – Sporting, com menos um jogo, tem 49 pontos –, ao passo que o Gil Vicente permanece com 22 pontos, os mesmos que Famalicão.
Veja, abaixo, as principais incidências e lances do jogo:
Termina o encontro!
O Benfica derrotou o Gil Vicente por 3-0, e assume a liderança do campeonato.
90' - O árbitro dá dois minutos de tempo adicional.
Os jogadores encarnados foram todos muito acarinhados ao serem substituídos esta tarde, mas a ovação a João Neves não encontra par.
86' - Substituição no Benfica, sai João Neves e entra Rollheiser.
85' - Enorme defesa de Trubin! Toure rematou cruzado, vindo da esquerda, mas o guardião ucraniano bateu a bola para fora. Canto para o Gil Vicente!
Estão 58722 espetadores nas bancadas do Estádio da Luz!
Grande ovação para Di María e Arthur Cabral!
78' - Dupla substituição no Benfica: saem Di María e Arthur Cabral, que dão o lugar a Tiago Gouveia e Marcos Leonardo.
76' - Remate do Gil Vicente à baliza dos encarnados: é dos pés de Afonso Moreira, acabado de entrar, que sai o remate fora da área, mas Trubin estava atento.
71' - Substituição no Gil Vicente, sai Dominguez, entra Afonso Moreira.
Muitos aplausos para os quatro jogadores, mas para Neres em especial: os benfiquistas têm sede de ver o craque brasileiro em ação!
67' - Dupla substituição na Luz, saem Rafa e Morato, entram David Neres e Álvaro Carreras.
62' - Aursnes, de cabeça, muito perto de dilatar o resultado para as águias. Di María novamente com um grande cruzamento: o mágico argentino não sabe dar mal a bola!
59' - Benfica a ameaçar o quarto! Passe de Di María, remate de Rafa, mas Andrew, atento, afasta a bola.
58' - Tripla substituição no Gil Vicente, saem Zé Carlos, Murillo e Félix, entram Alex Pinto, Ali Alipour e Tidjany Toure.
49' - Entrada na segunda parte fulminante, com Rafa a fazer o terceiro das águias! O número 27 rematou cruzado, dentro da área, após cruzamento vindo de Aursnes pela esquerda. Começa a formar-se um resultado bastante folgado na Luz.
Golo do Benfica!
Recomeça o jogo.
Termina a primeira parte!
2-0 no Estádio da Luz, com o Benfica a revelar-se demasiado forte para um Gil Vicente com muitas dificuldades em reagir.
45' - O árbitro dá um minuto de tempo adicional.
39' - Boa jogada do Benfica, com Rafa e Arthur Cabral a combinarem. O avançado brasileiro rematou ligeiramente ao lado.
34' - Marca João Neves! Marcação de canto na sequência da jogada anterior, a bola sobrou para o médio português que, com classe, tirou o adversário da frente e rematou para o segundo golo da tarde.
Golo do Benfica!
34' - Que perigo! Combinação entre Arthur Cabral e Di María, o argentino tentou devolver ao brasileiro e, no corte, os gilistas quase faziam autogolo.
Aplaude-se Fehér no estádio, depois de se acender uma mensagem nas bancadas em homenagem ao húngaro.
29' - Embora ainda sem remates, o Gil Vicente tem conseguido, nos últimos minutos, ter mais bola e entrar na área adversária.
22' - Benfica está a colocar a bola na área com frequência, sem conseguir, no entanto, finalizar. As águias entraram muito bem no jogo, e estão a dar pouco espaço aos gilistas para respirar.
15' - Arthur Cabral a faturar! O avançado brasileiro a mostrar novamente que se encontra em grande forma. Canto batido por Di María e o número 9 das águias a empurrar de cabeça, depois de já ter ameaçado da mesma forma nos primeiros cinco minutos do encontro.
Golo do Benfica!
12' - Zé Carlos magoou-se, e está a ser assistido no relvado.
10' - Primeiros dez minutos do encontro com o Benfica muito ativo, a avançar no campo principalmente pela ala direita. Bah regressou e, aparentemente, trouxe consigo a verticalidade que tem faltado às laterais do Benfica.
5' - Primeira jogada perigosa do encontro, e é do Benfica! Arthur Cabral, de cabeça, acertou no poste da baliza de Andrew. Excelente cruzamento de Bah, a mostrar logo nos primeiros minutos do encontro o porquê de Roger Schmidt ter apostado na sua titularidade.
Começa o jogo!
Rola a bola no relvado da Luz.
Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Palmeiro Antunes, antigo jogador do Benfica.
As bancadas vão-se compondo à medida que a hora do apito inicial se aproxima. 15 minutos para começar o jogo!
Kokçu, que saiu ao intervalo no último jogo, também é ausência no onze titular, com o técnico das águias a preferir alinhar com Florentino ao lado de João Neves.
Alexander Bah volta a ser titular na equipa do Benfica, depois de uma ausência prolongada por lesão. No entanto, Aursnes continua no onze, desta feita no lugar de João Mário. Roger Schmidt a passar uma mensagem clara: o norueguês é demasiado importante para sair do onze.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Álvaro Carreras, David Neres, Kokçu, João Mário, Rollheiser, Marcos Leonardo, Tomás Araújo, Tiago Gouveia.
Onze do Benfica: Trubin; Bah, Otamendi, António Silva, Morato; Florentino, João Neves; Di María, Rafa, Aursnes; Arthur Cabral.
Depois do jogo entre Sporting e Famalicão ter sido adiado pela ausência de condições de segurança, especulou-se que os jogos este domingo poderiam também ter o mesmo destino. No entanto, como A BOLA conseguiu apurar, o Estádio da Luz conta com a presença da PSP em vários postos, pelo que parecem estar reunidas as condições necessárias para que o jogo e a festa antes e depois do encontro decorram sem perturbações.
Ambiente tranquilo no recinto, com os adeptos a conviver e a divertirem-se a duas horas do começo do jogo!
Benfica pronto para mais uma grande tarde de futebol!
Boa tarde! Acompanhe connosco, minuto a minuto, as incidências do jogo que opõe Benfica a Gil Vicente, em jogo a contar para a 20.ª jornada da Liga Portugal. A partida começa às 18 horas no Estádio da Luz.
As águias vão em seis jogos seguidos a vencer para a Liga e sabem que, após o adiamento do jogo entre Sporting e Famalicão, em caso de vitória, sobem à liderança do campeonato, ainda que à condição.
Por outro lado, o Gil Vicente quererá dar seguimento à boa forma, e tentará somar a terceira vitória consecutiva. Os gilistas encontram-se na parte inferior da tabela classificativa, e todos os pontos são valiosos para garantir a manutenção.
O dia da semana em que os nossos corações voltam a bater ❤️💙
Será o primeiro jogo, para as duas equipas, após o fecho do mercado de inverno, pelo que haverá expetativa para ver se os treinadores irão dar a titularidade a caras novas.
Tiago Martins é o escolhido para apitar o encontro, e vai ter como árbitros assistentes Hugo Ribeiro e José Mira. Gonçalo Neves é o quatro árbitro; Gustavo Correia e Inácio Pereira com funções de VAR/AVAR completam a equipa de arbitragem.
Para mais informações sobre o jogo e ambas as equipas, confira a antevisão abaixo:
Águias continuam em grande forma, e não querem perder terreno na luta pela liderança do campeonato; galos de Barcelos esperam somar a terceira vitória seguida e consolidar a posição na tabela