Benfica: perigo amarelo à espreita na receção ao Gil Vicente
Kokçu em risco, Foto MIGUEL NUNES/ASF

Benfica: perigo amarelo à espreita na receção ao Gil Vicente

NACIONAL03.02.202408:00

Kokçu e Florentino não podem ver cartão amarelo no próximo jogo ou falharão visita a Guimarães

Roger Schmidt, treinador do Benfica, terá uma preocupação extra para a abordagem do jogo deste domingo, em casa do Gil Vicente, da 20.ª jornada do campeonato. 

Além do objetivo de prolongar a série de 18 jogos consecutivos de Liga sem derrotas, e só com vitórias nas últimas seis jornadas, a equipa dos encarnados terá de saber, no Estádio da Luz, frente ao Gil Vicente, conviver com o risco maior de poder vir a perder os médios Kokçu, habitualmente lançado como titular, e Florentino, esta temporada suplente utilizado com regularidade, depois de titularíssimo na época passada. Ambos têm quatro cartões amarelos na competição. 

O jogo do Benfica a seguir ao Gil será para a Taça de Portugal, em Vizela, mas depois, na jornada 21 da Liga, segue-se uma sempre difícil deslocação a Guimarães, para a qual certamente Schmidt gostaria de ter o grupo completo.

Embora ainda não tenha conseguido afirmar-se de forma clara, também porque as expectativas criadas com a sua contratação foram muito altas (custou €25 milhões, o investimento mais alto da história do clube), Kokçu tem sido um dos imprescindíveis do treinador alemão: o número 10 da equipa das águias esteve em 25 jogos (1.693 minutos em campo), marcou dois golos e fez sete assistências; e este último parâmetro reflete bem a influência do jogador na equipa.

Kokçu 'mostra-se' com assistências

14 janeiro 2024, 08:00

Kokçu 'mostra-se' com assistências

Fez quatro passes para golo nos últimos cinco jogos; Já soma mais em meia época do que em toda a temporada 2022/2023; Contributo para melhor série de vitórias das águias

Florentino tem sido o número dois para Kokçu ou João Neves, sendo que no último jogo, em casa do E. Amadora (4-1), entrou e esteve muito bem. Esta época, Florentino esteve em 25 jogos, tal como Kokçu, mas com menos minutos de competição — 1.081.

Ainda não é um cenário concreto, como acontece com Kokçu e Florentino, que já se encontram em risco de poderem ser suspensos, mas há mais jogadores, e importantes, que nesta altura já têm três cartões amarelos. São os casos de João Neves, João Mário e também do criativo Ángel Di María e do defesa-central António Silva, todos titulares desde o início da época com Schmidt. 

O Benfica tem plantel para dar resposta a eventuais baixas por castigo, mas não deixa de ser relevante o espetro de possíveis baixas de vulto à entrada da segunda metade da temporada.