Nas asas de um campeão (veja o resumo)
Di María festeja o golo marcado ao Boavista. Foto Miguel Nunes/ASF

BENFICA-BOAVISTA, 2-0 Nas asas de um campeão (veja o resumo)

NACIONAL19.01.202422:22

Benfica mantém-se firme na perseguição ao Sporting depois de vitória sobre o Boavista; Di María marcou dois golos, só um contou, e ofereceu o outro a Marcos Leonardo

O Benfica prolonga o bom momento com vitória sobre o Boavista, a oitava seguida em todas as provas, e mantém o Sporting sob pressão. Os encarnados foram muito superiores aos axadrezados, produziram futebol para um resultado mais gordo, mas voltaram a falhar na finalização. E, talvez, nas bancadas, pudesse ter havido quem se lembrasse do empate na Luz com o Farense. Mas, desta vez, prevaleceu a classe de Di María: marcou dois golos (só valeu um) e ofereceu outro.

Benfica entrou com sentido de urgência, com iniciativa de jogo, velocidade, capacidade de levar a bola à área do Boavista e criar algumas situações de finalização. Recuperou, também, depressa a bola e procurou ser sempre vertical. Pela frente encontrou muralha axadrezada quase inexpugnável pela frente. 

Na primeira parte, os encarnados perderam duas ocasiões claras de golo, aos 12’, João Mário desviou um cruzamento de Morato, João Gonçalves defendeu com a perna esquerda e, depois, Rafa e Arthur Cabral chegaram atrasados para a finalização.

Aos 24’, Morato também esteve muito perto de marcar, mas o disparo do brasileiro, depois de Otamendi ter amortecido de cabeça, saiu muito perto do poste esquerdo.

O Boavista preocupou-se, sobretudo, em sobreviver, poucas vezes levou a bola à baliza de Trubin. Mas, bem organizado, foi aguentando todos os ataques encarnados, reforçando a convicção de que o melhor poderia estar para vir na segunda parte.

Emoções ainda mais ao rubro no início do segundo tempo. Di María marcou (47’), mas o lance foi anulado, depois foram Bozeník (54’) e Rafa que estiveram perto de abrir o marcador. E seria mesmo Di María a fazê-lo, num cruzamento/remate com o pé esquerdo fora da área, para alívio do público, cada vez mais ansioso com os minutos a passar.

A magra vantagem não deixou uma alma sossegada na Luz, os nervos nas bancadas estavam à flor da pelo. E qualquer saída do Boavista para o ataque fazia saltar muita gente das cadeiras. Essa instabilidade emocional pode ter passado para a equipa, que perdeu alguma clarividência na gestão do jogo. E a verdade é que o Benfica nunca pareceu ter o jogo completamente controlado.

O descanso na Luz só chegou ao quarto dos seis minutos de compensação, com o golo de Marcos Leonardo, oferecido por Di María.

Veja o resumo do jogo

Recorde abaixo as principais incidências da partida

90+6' - Fim do jogo. Benfica vence com justiça.

90+4' - Golo do Benfica, por Marcos Leonardo. Otamendi lança em profundidade Di María, que na área toca para a esquerda e o avançado brasileiro finaliza.

90+2' - Livre perigoso à entrada da área do Benfica. Makouta remata, mas a bola sai por cima

90+1' - Seis minutos de tempo de compensação.

90' - No Boavista, sai Salvador Agra e entra Machado.

89' - Remate perigoso de João Mário, boa defesa de João Gonçalves.

88' - Remate de Di María, na marcação de um livre, a bola bate na barreira e sai pela linha de fundo.

86 ' - No Benfica, sai Kokçu e entra João Neves.

84' - Remate forte de Kokçu, defesa imperfeita mas eficaz de João Gonçalves.

82' - Remate de Di María ao lado do poste direito.

80' - No Boavista, saem Seba Pérez e Resinho e entram Berna e Vukotic.

69' - No Benfica saem Arthur Cabral e Florentino e entram Marcos Leonardo e Tomás Araújo.

63' - Remate forte fora da área de Rafa, ao lado do poste direito.

61' - Golo do Benfica. Está aberto o marcador, por Di María, num centro/remate para a área. Arthur Cabral e João Mário não conseguiram desviar, mas não foi preciso para a bola entrar.

57' - Agora Benfica muito perto de marcar. Morato cruza da esquerda, Rafa sozinho na área cabeceia, mas a bola sai perto do poste esquerdo.

56' - Início de segunda parte carregado de emoções fortes. Público puxa pela equipa.

54' - Bozenik quase marca para o Boavista. Remata isolado na área, Trubin toca com o braço direito e Morato evita que a bola entre na baliza

48' - Depois de alertado pelo videoárbitro, Gustavo Correia analisa as imagens e anula o golo. 0-0 no marcador.

47' - Lance está a ser analisado pelo videoárbitro, por eventual mão de João Mário na jogada do golo.

47' - Golo do Benfica. Marca Di María. Rafa remata a bola ressalta em Sasso e sobra para o argentina, que sozinho na pequena área atira para a baliza sem hipótese para João Gonçalves.

46' - Sai o Benfica a jogar. Segunda parte em andamento. 

Equipas regressam dos balneários. O jogo está quase a recomeçar.

Ao intervalo o Benfica soma 12 remates e nove cantos. Sem aproveitamento no marcador. Posse de bola favorável às águias: 54/46.

Intervalo com 0-0 no marcador

Benfica superior ao Boavista, com duas oportunidades flagrantes, desperdiçadas aos 12' e 24'. Muito iniciativa de jogo, alguns lances coletivos bons, mas falta de acerto na finalização. Boavista bem organizado, mas sem capacidade de levar perigo à baliza de Trubin. Público não está a gostar da arbitragem de Gustavo Correia. Forte assobiadela à equipa de arbitragem.

45' - Vão jogar-se mais dois minutos. Público, irritado com arbitragem, queria mais tempo de compensação.

34' - Arthur Cabral recebe a bola de João Mário, dá um toque na área, mas João Gonçalves mergulha para segurar a bola.

31' - Rebentam três petardos na zona da claque, na bancada sul. Público não gosta e assobia.

28' - Rafa sofre entrada dura de Luís Santos. Não há ação disciplinar.

28' - Remate de Di María para nova defesa de João Gonçalves.

 24' - Morato muito perto de marcar. Kokçu cruza para a área, Otamendi amortece de cabeça e Morato dispara com perigo ao lado do poste esquerdo.

19' - Arthur Cabral remata, João Gonçalves defende com segurança.

14' - Arthur Cabral cai na área do Boavista. Árbitro nada assinala. Depois de avaliação do VAR, jogo prossegue, sem penálti.

12' - Benfica quase marca: Morato cruza da esquerda, João Mário tenta desviar a bola, que ainda toca na perna esquerda de João Gonçalves, e na sequência do lance Rafa e Arthur Cabral não conseguem finalizar.

7' - Rafa quase se antecipa a João Gonçalves, que tem de sair da baliza e atira a bola para fora.

6' - Segundo canto a favor do Benfica.

5' - Benfica, como se esperava, com a iniciativa de jogo

Tudo pronto para o início. Pontapé de saída para o Boavista

Equipas voltaram aos balneários. Venha o jogo.

Equipas já aquecem. Luz também começa a aquecer. 

David Neres, recuperado de lesão, e Álvaro Carreras, reforço apresentado terça-feira à noite, são novidades, esta noite, no Benfica.

Suplentes do Boavista: Tomé, Gonçalo Miguel, Joel Silva, Masa, Vukotic, De Santis, Berna, Martim Tavares e Tiago Machado.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Diogo Prioste, João Neves, David Neres, Petar Musa, Marcos Leonardo, 

Também o Boavista já revelou o 11 inicial: João Gonçalves; Salvador Agra, Sasso, Rodrigo Abascal e Luís Santos; Seba Pérez e Makouta; Bruno Lourenço, Miguel Reisinho e Tiago Morais; Robert Bozenik.

Já há 11 do Benfica. E com uma novidade: Florentino no lugar de João Neves. Eis a equipa titular do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; Florentino e Kokçu; Di María, Rafa e João Mário; Arthur Cabral.

Quem está convocado para o jogo desta noite é Alvaro Carreras, lateral-esquerdo contratado pelo Benfica ao Man. United. Foi apresentado terça-feira à noite pelos encarnados.

João Neves está em dúvida para o jogo desta noite. O médio, porém, está convocado.

Já Ricardo Paiva recordou a recente derrota do Rio Ave na Luz, apesar da boa exibição dos vila-condenses, para indicar a melhor forma de travar as águias: «Temos de ser rigorosos.»

Na conferência de imprensa de antevisão, Roger Schmidt recordou, aliás, a derrota no Bessa. «É sempre difícil jogar contra o Boavista», disse o treinador do Benfica.

Na primeira jornada, no Bessa, o Boavista venceu o Benfica por 3-2. Veja o resumo de um jogo emocionante:

Benfica e Boavista entram em campo esta noite, às 20.15 horas, na Luz, em partida da 18.ª jornada. Encarnados estão na perseguição ao Sporting, que venceu ontem fora o Vizela por 5-2. Estão no melhor momento com sete vitórias seguidas em todas as provas. Já os axadrezados, no terceiro jogo com Ricardo Paiva no comando técnica, respiram melhor depois de empate com o FC Porto no Bessa e vitória fora sobre o Vizela.