Conferência de imprensa do treinador das águias, no Benfica Campus, para antevisão do jogo frente ao Boavista
Projeção do jogo frente ao Boavista
«No primeiro jogo com eles perdemos. Infelizmente foi no último minuto, mas perdemos. Eles fizeram um início de época fantástico, tiveram entretanto alguns problemas, mas nos últimos jogos estiveram muito bem, tal como se viu no jogo com o FC Porto. Jogar contra o Boavista é sempre difícil porque é uma equipa muito física, que impõe muitos duelos, é muito compacta e boa nos contra-ataques. Mas estamos confiantes e em bom momento de forma, nestes jogos temos de trabalhar de forma árdua e já mostrámos várias vezes que podemos fazer isso.»
Disse no ano passado que Aursnes o surpreendeu como jogador. Está surpreendido pela forma como ele tem atuado como lateral-direito? E tendo em conta que Alexander Bah está prestes a regressar, isso significa que não está à espera de um lateral neste mercado de inverno?
«Já não me surpreendo com Aursnes. Ele é tão flexível em posições diferentes como já mostrou no Benfica. Foi uma surpresa de início um pouco também por causa do da sua personalidade reservada. Mas ele está sempre recetivo, é muito inteligente na forma como recebe a informação e coloca-a em campo e o que posso dizer? É um jogador completo com a bola, sem bola, e agora também está a ser perigoso em frente ao golo, está melhor no último terço. Na época passada ele jogou como médio ofensivo e alguns jogos como lateral-esquerdo. Agora, no lado direito, ele e Di María encontraram um equilíbrio muito bom, têm uma conexão muito boa, têm bom feeling um em relação ao outro e agora está a aparecer em muitas situações em que mostra ser muito bom na última bola, com cruzamentos altos e rasteiros, bolas divididas, tudo, e está em condições de aparecer na área para finalizar. É um jogador muito bom que se desenvolve à medida que joga numa determinada posição, quanto mais joga, melhor joga. Ele é especial, pode jogar em posições diferentes, no início no Benfica jogava como médio, depois passou para as alas e agora mostra qualidades como lateral. Para mim é muito importante ter um jogador como ele porque no jogo temos de fazer várias opções para influenciar positivamente a partida. Temos tido lesões, como foi o caso de Alexander Bah. Mas ele não está focado em apenas uma posição, não é que ele queira jogar nesta ou naquela posição, tenho de ver o que é melhor para a equipa. Ele está muito bem como lateral, Bah está a voltar, creio que dentro de duas semanas, e aí teremos uma nova situação. Alex [Bah] esteve muito bem na época passada e irá precisar de tempo para readquirir ritmo e nessa altura decidirei, agora não sei o que irei decidir. Mas não estamos sob pressão para contratar um novo lateral-direito.»
Norueguês ganha ao dinamarquês no comparativo individual a lateral-direito, mas os números globais não são melhores; quando Bah voltar, norueguês tem de voltar a jogar a médio, diz Luís Filipe
São corretas as expectativas criadas em torno de Carreras de que pode vir a ser o novo Grimaldo?
«Em primeiro lugar, ele é muito mais alto que Grimaldo [risos] e está no início da carreira. É sempre difícil comparar um jogador no início da carreira com outro como Grimaldo que no Benfica esteve numa fase mais adiantada, quando saiu tinha 28 anos. Já tinha muita experiência, portanto, enquanto Álvaro é muito jovem [20 anos], mas é muito talentoso. Mas ambos são espanhóis, ambos são muito bons com a bola e se ele conseguir ter um desenvolvimento como teve Grimaldo será ótimo para ele, mas ele terá em primeiro lugar de se adaptar aos novos colegas, ao nosso estilo de jogo, mas acho que ele pode causar um bom impacto nos próximos meses.»
Carreras pode ser já convocado?
«Hoje [nesta quinta-feira] fez um treino curto com a equipa, ainda vou decidir se ele será ou não convocado, mas não estará no onze inicial, seguramente.»
O mais recente reforço a ser oficializado recorreu às redes sociais para sublinhar o seu entusiasmo por ter assinado pelas águias
Musa: ainda conta com ele ou vai ser emprestado?
«Petar [Musa] é um jogador muito importante para mim, tem estado muito bem no Benfica. Claro que não tem jogado tantos minutos. Agora tenho mais opções, porque chegou Marcos Leonardo, mas se observarem o nosso calendário até ao final de maio, temos tantos jogos e integração de Marcos Leonardo vai demorar porque ele não está ainda em forma, vem do zero. É verdade que ele fez um golo, mas precisa de tempo. E Casper [Tengstedt] estará de fora mais duas semanas mas de momento Petar [Musa] é importante e espero dar-lhe mais tempo de jogo nas próximas semanas.»
Avançado croata perde espaço com a chegada de Marcos Leonardo; saída é o cenário mais provável; decisão só no fim do mês
Rafa: vai tentar convencê-lo a ficar ou acha que ele já tomou uma decisão?
«Já falámos muito sobre este tema: queremos, todos, ficar com ele, espero que ele acabe a carreira, mas temos de respeitar a sua decisão. Ele está num momento da carreira em que merece ter todo o tempo para pensar nisso tudo. Estou com ele há ano e meio e ele tem mostrado ser um jogador muito importante, está num excelente momento de forma, ele pode fazer a diferença na posição onde atua, acho que é uma posição que foi feita para ele porque tem liberdade para encontrar espaços entre as linhas do lado direito, esquerdo, centro. ele interpreta esta posição de maneira excelente. O nosso estilo de jogo passa muito por ter jogadores com este estilo na zona central do ataque, com muita imprevisibilidade e difíceis de controlar, é importante criar muito volume de jogo em ambos os corredores ofensivos. E também estou muito satisfeito pela eficácia que ele tem mostrado, está a ser recompensado pelo seu esforço, marcando golos e fazendo assistência. Ele merece isso porque faz tanto pela equipa e estou contente por estar a mostrar esta eficácia, espero que continue assim.»
Desde que o treinador alemão abordou o tema, eficácia de Rafa passou para quase o triplo; participação direta em quase 33 por cento dos golos da equipa