«Benfica até pode perder, o título já não foge»

Benfica «Benfica até pode perder, o título já não foge»

NACIONAL05.04.202310:17

Cinco golos em clássicos com o FC Porto não é para todos - do atual plantel do Benfica apenas Rafa (3) e Grimaldo (1) marcaram em duelos dessa categoria -, mas Isaías era daqueles jogadores que sobressaíam à medida da dificuldade dos desafios.


Fez cinco temporadas no Benfica, 178 partidas e 71 golos, e viveu no relvado 18 encontros com o grande rival do norte. Chamavam-lhe Isaías pé canhão e não era por acaso, dado que aparecia sistematicamente nas decisões dos jogos grandes. Hoje, no Brasil, aos 59 anos, sente falta da adrenalina destes momentos.

«Tenho sempre saudades da forma como vivíamos um jogo como esse, mais a mais com essa evolução drástica, vive-se futebol 24 horas por dia. É sempre um jogo especial, ainda por cima pode decidir o campeão», começou por dizer Isaías Marques Soares, que gosta de apresentar-se orgulhosamente como «o primeiro jogador brasileiro a atuar na Premier League» - trocou a Luz pelo Conventry em 1995/1996 - e assume sem rodeios o favoritismo do Benfica: «O Benfica vai em primeiro lugar, tem 10 pontos de avanço sobre o FC Porto, joga em casa e até venceu o jogo do Dragão, o Benfica é, naturalmente, o grande favorito! Com certeza!»


Sem se deter, o brasileiro, a residir no seu país, explica que o favoritismo não ganha jogos - «Dentro das quatro linhas, quando o jogo começar, essas coisas não irão influenciar o jogo, até porque são todos grandes jogadores dos dois lados e ambas as equipas têm condições de acreditar que podem chegar à vitória» -, mas fundamenta o seu otimismo.

«Dá gozo ver este Benfica jogar, a cultura ofensiva da equipa, o Benfica está a jogar um grande futebol, futebol de ataque, esse treinador alemão [Roger Schmidt] deu ao Benfica precisamente aquilo de que a equipa precisava. Acredito que o título de campeão já não foge ao Benfica, mesmo que viesse a perder esse jogo com o FC Porto, são 10 pontos de avanço. O Benfica não perde o título. E acredito sinceramente que o Benfica vai ganhar esse jogo.»