Bellerín em avaliação para a próxima época: o valor da opção

Sporting Bellerín em avaliação para a próxima época: o valor da opção

NACIONAL09.05.202316:15

A estadia de Hector Bellerín, ala direito de 28 anos, no Sporting passa agora por uma fase absolutamente crucial. Isto porque, independentemente da sua qualidade, e o seu trajeto profissional, com passagens por Barcelona, Arsenal e Bétis, fala por si, o treinador do Sporting, Rúben Amorim, quer perceber com detalhe se as características futebolísticas do espanhol se enquadram definitivamente nas ideias que tem para o jogador que escolhe para atuar na ala direita.


Belerín chegou ao Sporting em janeiro, por empréstimo do Barcelona, e desde então participou em apenas 10 jogos (1 golo), uma vez que, pelo meio, uma lesão o impediu de se treinar com o grupo durante 30 dias, situação que o obrigou a falhar cinco jogos. Nesse sentido, e depois de já ter atuado durante 90 minutos em Paços de Ferreira, o técnico faz, nesta altura, uma espécie de exame ao defesa espanhol, e avaliará ao pormenor as respostas que este der nos jogos que faltam até ao fim do campeonato (Marítimo, Benfica e Vizela).


A explicação é simples: acionar a cláusula que permitirá ao Sporting manter Bellerín nos seus quadros obriga a um investimento de €1 M (é este o valor que está inscrito no contrato de empréstimo com o Barcelona), enquanto contratar um jogador para a posição acarretará, seguramente, maiores custos. Ou seja, se a solução estiver em casa, então o dinheiro pode ser aplicado numa outra contratação para outra posição.


Tudo, pois, em nome da meticulosa gestão financeira que os leões estão a fazer, num trabalho conjunto entre a estrutura técnica e diretiva.

Bétis e Galatasaray atentos
O Sporting quer, de resto, ter esta situação definida mal termine o campeonato, pois, se for para avançar no sentido de acionar a cláusula de opção, assim o fará sem reservas, caso opte por outras soluções, então o jogador terá total abertura para abraçar outro projeto profissional, sendo que neste momento há duas equipas que já se posicionam no sentido de poder contratá-lo. Uma delas é o Bétis, que Bellerín já representou, e com sucesso, na temporada de 2021/2022, então por empréstimo do Arsenal, tendo participado em 31 jogos oficiais (5 assistências).


O outro é o Galatasaray, que, de acordo com notícias avançadas na Turquia, já manifestou o seu interesse no espanhol junto do Barcelona, tendo, inclusivamente, colocado já números em cima da mesa - os turcos terão ainda solicitado aos catalães uma reunião durante esta semana para discutirem pessoalmente a questão.
A verdade é que o Barcelona nada pode fazer... até que o Sporting tome uma decisão em relação ao experiente ala. Passará Bellerín no exame? Os próximos jogos serão esclarecedores...