Aves SAD-Vitória de Guimarães: bicada na invencibilidade?
Manuel Silva a celebrar o seu primeiro golo da época com Tiago Silva e Ricardo Mangas no Vitória de Guimarães-Zurique

ANTEVISÃO Aves SAD-Vitória de Guimarães: bicada na invencibilidade?

NACIONAL25.08.202406:00

Emblema sediado na Vila das Aves procura a primeira vitória da época; vitorianos querem continuar invictos nesta temporada

O Vitória de Guimarães chega a esta partida altamente moralizado, tendo apenas conhecido o sabor da vitória nos sete jogos disputados até agora, incluindo as pré-eliminatórias para a Liga Conferência. Já o Aves SAD, com dois jogos realizados, ainda não experimentou essa sensação desde a sua estreia na Liga.

É certo que Rui Borges tem vindo a trabalhar com um plantel consistente desde a pré-época, ao contrário de Vítor Campelos, que continua à espera de mais reforços. Embora alguns já tenham chegado à Vila das Aves, ainda necessitam de tempo para se adaptarem.

Nos jogos para o campeonato, o Vitória de Guimarães tem somado resultados magros (triunfos de 1-0 contra o Arouca e o Estoril-Praia), ao contrário do que se tem verificado nas pré-eliminatórias da Liga Conferência, onde as vitórias têm sido mais expressivas. O Aves SAD empatou (1-1) na ronda inaugural com o Nacional, numa partida em que o treinador afirmou que a sua equipa merecia ter vencido, e perdeu em Barcelos, devido a «algumas adversidades», segundo a análise do técnico dos avenses.

Enquanto Rui Borges conta com o seu plantel na máxima força, à exceção de Kaio César que continua em dúvida, Vítor Campelos enfrenta algumas limitações, embora também tenha recebido boas notícias. Rafael Rodrigues continua em dúvida, mas Kiki Afonso, que ocupou o seu lugar em Barcelos, contribuiu com um golo e uma boa exibição. Ignacio Rodriguez, recém-contratado, já está disponível, mas não deverá entrar no onze, assim como Tunde. Kamate, contudo, ainda não está inscrito.

Com um ponto conquistado, o Aves SAD ocupa o 13.º lugar, com um saldo de três golos marcados e cinco sofridos. O Vitória de Guimarães soma seis pontos e ainda não sofreu golos, um feito que se estende também aos jogos europeus.

Aves SAD

Equipa provável (4x3x3): Simão Bertelli; Léo Alaba, Clayton Sampaio, Devenish, Kiki Afonso; Aburjania, Baptiste Roux, Lucas Piazón; Yair Mena, Nené e John Mercado.

Lesionados: Vasco Lopes e Lucas Moura

Castigados: Fernando Fonseca, Luís Silva e Samuel Granada.

Outros convocados: Pedro Trigueira, Rafael Rodrigues, Ignacio Rodríguez Jorge Teixeira, Eric Veiga, Jonatan Lucca, Gustavo Mendonça e Tunde.

O que disse Vítor Campelos na antevisão: «O Vitória de Guimarães está forte, invicto e ainda não sofreu golos, mas a cada jogo fica mais perto de sofrer um golo e perder pontos, por isso, queremos ser os primeiros a fazer isso. Estamos preparados para o que vamos encontrar, sabendo ainda que terão muito apoio dos seus adeptos nas bancadas».

Vitória de Guimarães

Equipa provável (4x2x3x1): Bruno Varela; Alberto Baio, Mikel Villanueva, Toni Borevkovic, João Miguel Mendes; Manu Silva, Nuno Santos; Telmo Arcanjo, Samu Silva, Ricardo Mangas; Nélson Oliveira.

Em dúvida: Kaio César

Outros convocados: Charles Silva, Bruno Gaspar, Tomás Ribeiro, Jorge Fernandes, João Mendes, Tomás Handel, Tiago Silva, Marco Cruz, Zé Carlos, Jesús Ramírez e José Bica.

O que disse Rui Borges na antevisão: «Estou à espera de uma equipa muito competitiva, à imagem do seu treinador. As suas equipas têm sempre uma boa ideia no plano ofensivo. Ainda estará à procura da sua melhor forma e isso é natural porque têm chegado alguns jogadores nesta reta final do mercado. Isso até nos suscita algumas dúvidas, mas há uma base que transitou da época passada. Tem por exemplo o Nenê, jogador que eu treinei e que é sempre uma referência. Tem o dom do golo. Apesar da sua idade, é muito importante para o AVS. É um jogador muito perigoso. Sei bem daquilo que ele é capaz e como trabalha todos os dias. Parece um miúdo de 20 anos.»