Rui Borges: equipa «sem sobranceria» frente ao Aves do «miúdo» Nenê
Rui Borges cumprimentaGonzalo Garcia (LUSA)

Rui Borges: equipa «sem sobranceria» frente ao Aves do «miúdo» Nenê

NACIONAL24.08.202415:49

Treinador do V. Guimarães fala em eventuais mudanças numa equipa que só sabe ganhar

Dois jogos, duas vitórias, nenhum golo sofrido. O V. Guimarães entra assim na terceira jornada da Liga, para defrontar o Aves SAD, mas o treinador Rui Borges não quer distrações, porque mesmo olhando para todos os jogos da época, são sete os jogos oficiais só com vitórias – somem-se os cinco para a fase de qualificação da Liga Conferência, com 15 golos marcados e nenhum sofrido.

Foi necessário algum trabalho mental com os jogadores? «Não, porque não vi neles qualquer tipo de sobranceria. Não senti isso. Vejo-os focados no próximo jogo e tem sido esse o nosso discurso. Estão completamente focados no jogo com o Aves em termos técnicos, táticos e em termos de estratégia também. Por isso, não tenho de me preocupar com a componente mental deles. A equipa está a responder bem em campo, sempre com a mesma atitude. Sabemos que teremos pela frente jogos mais difíceis e resultados menos positivos, mas o grupo sabe lidar bem com isso. Quanto mais ganhamos… mais perto estamos de um resultado menos positivo. Até lá, há que manter o foco e esquecer o que está para trás», disse na antevisão ao jogo de domingo, em Vila das Aves.»

Como analisa o Aves SAD: «Estou à espera de uma equipa muito competitiva, à imagem do seu treinador. As suas equipas têm sempre uma boa ideia no plano ofensivo. Ainda estará à procura da sua melhor forma e isso é natural porque têm chegado alguns jogadores nesta reta final do mercado. Isso até nos suscita algumas dúvidas, mas há uma base que transitou da época passada. Tem por exemplo o Nenê, jogador que eu treinei e que é sempre uma referência. Tem o dom do golo. Apesar da sua idade, é muito importante para o AVS. É um jogador muito perigoso. Sei bem daquilo que ele é capaz e como trabalha todos os dias. Parece um miúdo de 20 anos.»

Vai fazer mudanças a pensar no playoff da Liga Conferência [quinta-feira na Bósnia-Herzegovina, para a segunda mão do play-off da Liga Conferência]? «Vocês [jornalistas] falam em mudanças e eu não vejo as coisas dessa forma. Olho para todos como soluções imediatas. Todos respondem muito bem. Vou escolher o melhor onze, aquele que se adequará melhor à estratégia e à ideia de jogo para esta partida. Estou confortável em relação a quem vai jogar. Poderá haver algumas mexidas, mas ainda só estou a pensar no jogo com o Aves.»