Atenção, FC Porto: Shakhtar bate Barcelona em Hamburgo
Foto: IMAGO

Atenção, FC Porto: Shakhtar bate Barcelona em Hamburgo

INTERNACIONAL07.11.202320:03

Golo de Sikan garantiu o triunfo ucraniano

O Barcelona foi a Hamburgo à procura do ponto que necessitava para ficar com a presença assegurada nos oitavos de final desta edição da Liga dos Campeões. Afinal, perdeu, regressou a casa com as mãos vazias  e terá de esperar por uma nova oportunidade. Para o Shakhtar foi mais do que uma vitória: no meio da tantos problemas e tanta dor, o futebol deu uma alegria a todo um país.

Como já tinha sucedido no fim de semana passada contra a Real Sociedad, a primeira parte do Barça foi bastante pobre, a equipa jogou sem ritmo e deixando a iniciativa ao adversário que foi claramente superior em todos os aspetos do jogo. Até ao intervalo a turma de Xavi não fez um único remate à baliza dos ucranianos, que, sim, criaram várias ocasiões de perigo, até que, a cinco minutos do intervalo, tiveram o merecido prémio com o remate de cabeça de Sikan que ter Stegen não pôde defender. A vantagem tangencial favorável ao Shakhtar com que se chegou ao descanso era mais que merecida, ao mesmo tempo que castigava a fraca atuação da equipa espanhola.

Longe de se refugiar atrás para manter o resultado, o Shakhtar procurou, no início da segunda parte, consolidar o triunfo com um novo tento que ter Stegen evitou com um par de boas intervenções. Vendo que as coisas não melhoravam, ainda antes do quarto de hora, Xavi, que havia poupado a alguns doa habituais titulares, decidiu fazer de uma vez quatro substituições, dando entrada em campo a jogadores, entre eles João Félix, que fossem capazes de aumentar a capacidade ofensiva da equipa e lograr, pelo menos, o tento do empate. 

Mas apesar dos ataques constantes o tempo foi passando, foi até o Shakhtar quem voltou a marcar já perto do final mas o tento foi anulado por fora de jogo. Esse não golo manteve vivas as esperanças do Barça que continuou a atacar com todas as suas forças à procura, de forma desesperada,  do tento da igualdade. João Cancelo foi titular, defendeu bem e ajudou muito o ataque na fase final, João Félix esteve muito ativo, procurou o golo mas não conseguiu dar a volta à situação e voltou a não marcar.