Liga 3 As quatro equipas da Série 2 na luta pela subida de divisão
Tal como A BOLA e A BOLA online deram conta nas suas edições impressa e digital, respetivamente, desta quinta-feira, está a chegar a fase decisiva da Liga 3. A partir de sexta-feira e até ao próximo dia 7 de maio, serão 8 as equipas que lutarão por duas vagas no segundo escalão do futebol nacional. Ou seja, os dois emblemas que conseguirem a subida à Liga 2, vão carimbar a época 2023/2024 com o selo de competição profissional.
Ao abrigo do regulamento desta Liga 3, a próxima fase será dividida em duas séries, com quatro equipas em cada uma delas: Felgueiras, SC Braga B, UD Leiria e Alverca (Série 1); Belenenses, Lank Vilaverdense, Sanjoanense e Amora (Série 2).
Os quatro contendores de cada série jogarão entre si a duas voltas (realizam, portanto, seis jogos cada), sendo que o primeiro de cada série sobe automaticamente à Liga 2. Além disso, essas duas equipas que triunfarem em cada um dos grupos, irão discutir o título de campeão nacional da Liga 3. Essa partida está agendada para o Estádio Nacional, no Jamor.
Já os segundos classificados de cada uma das séries medirão forças num 'play-off', a duas mãos, sendo que o vencedor dessa eliminatória terá, depois, pela frente o 16.º classificado da Liga 2. Quem vencer esse (também) 'play-off', de novo jogado a duas mãos, também irá competir no segundo escalão nacional na próxima temporada.
Nesta altura do campeonato (literalmente), importa, pois, detalhar um pouco sobre o que as equipas que compõem a Série 2 fizeram na primeira fase desta Liga 3.
E começamos pela Série 2 porque será a primeira a 'entrar em ação'. Já amanhã (20.30 horas), no Estádio do Restelo, em Lisboa, Belenenses e Lank Vilaverdense dão o pontapé de saída rumo às... decisões - a outra partida desta série irá opor a Sanjoanense ao Amora, no domingo (15 horas), no Estádio Conde Dias Garcia, em São João da Madeira.
Belenenses (orientado por Bruno Dias): foi 4.º classificado da Série B (35 pontos), tendo ficado atrás de Alverca (40), UD Leiria (47) e Amora (48). O guarda-redes David Grilo foi o jogador mais utilizado (1890 minutos) e o avançado Clé foi o mais concretizador (10 golos). Do onze habitualmente mais utilizado, destaque para Chima Akas, defesa-central ou lateral-esquerdo que na época passada competiu na Liga 2 ao serviço da... B SAD. Do plantel dos azuis do Restelo constam ainda outros elementos que já chegaram a estar em patamares superiores, casos de Heldon (extremo que já representou, entre outros, Marítimo, Sporting, Rio Ave e V. Guimarães), Filipe Chaby (médio ofensivo formado no Sporting e que também já vestiu as camisolas de B SAD, Estoril, Académica e Nacional) ou Midana Sambú (que passou pela formação do SC Braga e que na temporada passada venceu a Liga 3 ao serviço do Torreense).
Lank Vilaverdense (Ricardo Silva): ficou no 2.º posto da Série A (40 pontos), apenas superado pelo Felgueiras (44). O emblema minhoto teve ainda o mérito de ser o ataque mais concretizador da série onde ficou inserido (34 golos marcados) e também o de ter a defesa menos batida (18 golos sofridos, tantos quantos o SC Braga B). O médio cabo-verdiano Yannick Semedo foi o jogador com mais minutos de utilização (2263), ao passo que o avançado brasileiro Edmilson Santos foi o goleador de serviço (12). Do onze-base, realce ainda para Ivo Gonçalves (experiente guarda-redes, de 38 anos, que representou, entre outros, Portimonense, Farense, Académico de Viseu, Penafiel, Leixões e Vizela), bem como para Ericson (outro 'veterano', de 35 anos, e que já passou por Tondela, V. Setúbal, Chaves, Aves, Arouca, Vizela e Académico de Viseu), André Soares (médio ofensivo, de 33 anos, que passou por Famalicão, Gil Vicente e Vizela, entre outros), e Tembeng (médio camaronês, de 31 anos, que já envergou as camisolas de Tondela, Estoril, Varzim, Covilhã e B SAD).
Sanjoanense (António Barbosa): quedou-se na 3.ª posição da Série A (36 pontos), o que significa que vai reencontrar o Lank Vilaverdense, que tinha ficado à sua frente (40 pontos), numa fase que foi vencida pelo Felgueiras (44). No plantel do emblema de São João da Madeira há um nome que emerge dos demais, como é o caso de Rui Pedro. O experiente médio ofensivo/avançado, de 34 anos, chegou a jogar na equipa principal do FC Porto, passou por outros clubes nacionais (Estrela da Amadora, Portimonense, Gil Vicente, Leixões e Académica), mas foi no estrangeiro que somou títulos, uma vez que foi campeão na Roménia, pelo Cluj, e bicampeão na Hungria, pelo Ferencvaros. O médio Jorge Pereira foi o jogador mais utilizado na primeira fase (2211 minutos), sendo que o avançado Joel Silva foi o goleador de serviço (9).
Amora (João Pereira): venceu a Série B (48 pontos), superando a concorrência de UD Leiria (47), Alverca (40) e Belenenses (35). Tal como acontece com Lank Vilaverdense e Sanjoanense, também o Amora e o Belenenses voltarão a defrontar-se na fase final. O médio Diogo Martins foi o jogador mais utilizado pelos amorenses na presente temporada (1959 minutos), sendo que no capítulo da finalização destacou-se o avançado brasileiro Paulo Marcelo (10 golos). Do plantel fazem também parte outros nomes de relevo, como Tiago Duque (defesa-central que passou por Académica e UD Oliveira, por exemplo), Joel Monteiro (lateral-direito ex-Académico de Viseu, Casa Pia e Famalicão), Luís Ribeiro (guarda-redes formado no Sporting e que também representou Feirense, Estoril, Leixões, Penafiel e Vilafranquense, entre outros), Jefferson Santos (defesa-central/médio defensivo que defendeu as cores de Santa Clara, Leixões, Feirense, Chaves e Vilafranquense), Joca (extremo que é verdadeiramente 'prata da casa', uma vez que, com 30 anos, nunca conheceu outro clube na sua carreira), João Lucas (lateral-esquerdo com passagens, entre outros, por Leixões, Santa Clara e Académica) e Nuno Pereira (extremo goleador, com passagem pela formação do Boavista e que também já jogou no Felgueiras e no UD Leiria, por exemplo).
Calendário:
Jornada 1: Belenenses - Lank Vilaverdense (amanhã, às 19 horas) e Sanjoanense - Amora (2 de abril, às 15 horas)
Jornada 2: Lank Vilaverdense - Sanjoanense (8 de abril, às 17 horas) e Belenenses - Amora (9 de abril, às 20.30 horas)
Jornada 3: Sanjoanense - Belenenses (15 de abril, às 15.30 horas) e Amora - Lank Vilaverdense (15 de abril, às 17 horas)
Jornada 4: Amora - Sanjoanense (23 de abril, às 15.30 horas) e Lank Vilaverdense - Belenenses (23 de abril, às 18 horas)
Jornada 5: Amora - Belenenses (30 de abril, às 15.30 horas) e Sanjoanense - Lank Vilaverdense (30 de abril, às 18 horas)
Jornada 6: Belenenses - Sanjoanense e Lank Vilaverdense - Amora (ambos no dia 7 de maio, às 15.30 horas)