Artur Jorge: «Ancelotti é um senhor do futebol»
O Braga de Artur Jorge joga amanhã com o Real Madrid. (IMAGO)
Foto: IMAGO

Artur Jorge: «Ancelotti é um senhor do futebol»

NACIONAL23.10.202313:52

Na antecâmara do confronto entre o Braga e o Real Madrid para a Liga dos Campeões, o treinador dos bracarenses concedeu uma entrevista ao diário espanhol Marca

SC Braga e Real Madrid enfrentam-se amanhã às 20:00, no Estádio Municipal de Braga, pela 3ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões e, para antever esse duelo e abordar o momento atual do Braga, o treinador dos bracarenses, Artur Jorge deu uma entrevista ao diário espanhol Marca. 

O técnico está «orgulhoso por poder competir a este nível. Sabemos da dificuldade que tem o jogo, mas vamos procurar ser fiéis à nossa identidade para pontuar. Esse deve ser o nosso objetivo».

Para preparar a partida, Artur Jorge tem «investido muitas horas a ver jogos do Real Madrid, tanto na Liga como na Champions, para recolher a maior quantidade de informação possível». 

Quando perguntado sobre o que mais teme do adversário, Artur Jorge é perentório: «Tudo. Sobretudo a força coletiva. É uma equipa muito perigosa com bola e a sua dinâmica no jogo posicional também é muito boa». 

Destacando algumas das individualidades dos ‘blancos’, Artur Jorge refere que «Vinícius e Bellingham são muito eficazes».

 «Temos de ver como preparamos a equipa para os anularmos», juntou.

Com tantos elogios ao Real Madrid, o bracarense é um confesso admirador do treinador Carlo Ancelotti: «Tenho-lhe um enorme respeito. É um senhor do futebol, um treinador tremendo, com uma grande qualidade técnico-tática. É uma referência para qualquer treinador no mundo por aquilo que já conquistou.» 

Para além do técnico italiano, também «Guardiola, Klopp, Mourinho, Cruyff e De Zerbi» são referências para Artur Jorge, cuja filosofia enquanto treinador assim definiu: «Gerar oportunidades de forma contínua e manter a mesma intensidade durante os 90 minutos.»

Essa filosofia fez com que o SC Braga, na época passada, batesse vários recordes na sua história, algo que a Marca fez questão de referir, ao alcançar o maior número de vitórias, de golos marcados e de pontos na Liga. 

«Sinto-me muito orgulhoso por escrever o meu nome na história deste clube centenário. Desde criança que ia ao estádio com os meus pais. Como jogador, dediquei toda a minha carreira ao Braga e agora, treinar esta equipa é um orgulho», revelou Artur Jorge. 

Como esperado, a Marca questionou o técnico acerca dos quatro espanhóis que estão no plantel bracarense: «O Abel [Ruiz] é um avançado diferente, Víctor [Gómez] tem um grande físico e ajuda-nos muito no ataque, Adrián [Martín] é seguro e fiável e Álvaro [Djaló] é uma aposta pessoal minha, muito explosivo e finaliza bem com ambos os pés».

Em relação às aspirações que o Braga tem para esta época, Artur Jorge demonstra a ambição de sempre: «O desejo [de ganhar a Liga] está aí e seguramente um dia vai chegar».

No que toca à Champions, o treinador afirma que a sua equipa «está a dar uma resposta muito positiva» e acredita ser possível chegar aos oitavos-de-final: «Vamos dar o nosso melhor. Enquanto for matematicamente possível, jogaremos para atingirmos o nosso objetivo».