25 março 2025, 22:18
Argentina de Otamendi está apurada para o Mundial 2026
Argentinos precisavam apenas de um ponto frente ao Brasil, mas o empate entre Bolívia e Uruguai bastou para garantir a qualificação ainda antes do clássico
Enzo Fernández, ex-Benfica, marcou e assistiu na vitória dos argentinos aos brasileiros; Otamendi foi outra vez titular e capitão
Antes de entrar em campo, a Argentina já estava apurada para a fase final do Mundial 2026, por causa do empate a zero entre a Bolívia e o Uruguai, mas isso não impediu a equipa de entrar com tudo e golear o Brasil, por 4-1, no Monumental, em Buenos Aires.
25 março 2025, 22:18
Argentinos precisavam apenas de um ponto frente ao Brasil, mas o empate entre Bolívia e Uruguai bastou para garantir a qualificação ainda antes do clássico
Bastaram quatro minutos para ser inaugurado o marcador e foi de Julián Álvarez que, na ausência de nomes como Messi, Lautaro e Dybala, era a estrela de ataque dos campeões do mundo. Thiago Almada, que fez o único golo (e que golo) na última jornada, assistiu o jogador do Atlético Madrid, embora a bola tenha passado com alguma sorte à mistura.
O segundo surgiu ainda antes do primeiro quarto de hora e pelo ex-Benfica Enzo Fernández, que apareceu no sítio certo, após um cruzamento de Molina, desviado por Murillo.
O jogo parecia estar demasiado fácil para Scaloni e companhia e, por isso, Romero facilitou. O central recebeu a bola de Martínez e apesar da quantidade de tempo que teve, não conseguiu decidir e falhou no momento do passe, permitindo que Matheus Cunha se aproximasse e reduzisse com um bom remate de longe, ao minuto 26.
26 março 2025, 00:53
Passividade do central custou caro à Argentina, que tinha uma vantagem de dois golos antes do primeiro quarto de hora
Mesmo assim, com os brasileiros a marcarem na sua única ocasião, os visitados voltaram a partir para o ataque e conseguiram reestabelecer a vantagem de dois golos no marcador. Enzo Fernández assistiu Mac Allister, que picou a bola por cima de Bento, ao minuto 37.
Segundos depois surgiu o único verdadeiro momento de tensão no encontro, em que vários jogadores se reuniram no centro do meio-campo para trocarem algumas palavras. Tudo começou devido ao empurrão de Raphinha a Tagliafico, sendo que Otamendi, como capitão, respondeu à provocação do brasileiro.
26 março 2025, 01:04
Capitão da Argentina, e do Benfica, entrou num confronto de palavras com o ex-Sporting, após o brasileiro ter empurrado Tagliafico; «fala menos», disse o argentino
O segundo tempo foi bastante mais calmo, com a Argentina a controlar o jogo e com o Brasil sem conseguir criar mais perigo - destaque apenas para uma bola na trave de Raphinha, de livre direto -, e foram mesmo os campeões do mundo a chegarem novamente ao golo: Simeone, acabado de entrar, foi a tempo de se estrear a marcar, ao minuto 71. Tagliafico cruzou, Mac Allister falhou e o avançado aproveitou.
A Argentina continua na liderança isolada, agora com 31 pontos, enquanto o Brasil desceu para o quarto lugar, por causa da diferença de golos.