Árbitros encorajados a parar encontros para jogadores quebrarem jejum no Ramadão

Inglaterra Árbitros encorajados a parar encontros para jogadores quebrarem jejum no Ramadão

INTERNACIONAL21.03.202313:14

As autoridades do futebol inglês estão a recomendar aos árbitros que, no próximo mês, concedam paragens nos jogos noturnos para que os jogadores – ou até árbitros - que estão em mês de Ramadão possam quebrar o jejum e alimentar-se.

De acordo com s Sky Sports, os árbitros da Premier League e competições da Liga são ‘encorajados’ a encontrar pausas naturais, como lançamentos laterais ou pontapé de baliza para que o jogo possa ser interrompido. O Ramadão começa a 23 de março e estende-se até 20 de abril.

Até agora os clubes combinavam diretamente com os árbitros momentos para os jogadores se alimentarem, com líquidos ou géis energéticos, mas agora a recomendação é dada para todos os jogos da Premier League e da Liga.

Grandes equipas têm jogadores muçulmanos, como Salah no Liverpool, Mahrez no Manchester City – as equipas defrontam-se a 1 de abril, mas não será necessária pausa uma vez que está marcado para as 12.30 horas -, ou Kante no Chelsea.

Recorde-se que o período de abstinência dura do nascer ao por do Sol, pelo que o quebrar do jejum acontece ao início da noite.

A recomendação aos árbitros é que apurem quais os jogadores com necessidades e a previsão de um momento para a paragem acontecer.

Há duas épocas, refere ainda o Sky Sports, a primeira paragem assumida terá ocorrido no Leicester-Crystal Palace, que foi parado (após acordo prévio com o árbitro) para que Fofana e Kouyate pudessem alimentar-se; na época passada, o Burnley-Southampton também foi parado para Elyounoussi e Valery retemperarem energias.