António Silva arrisca falhar clássico do Dragão
António Silva viu o primeiro amarelo da atual série na derrota com o Boavista (2-3), no Bessa (Foto: Eduardo Oliveira/ASF)

António Silva arrisca falhar clássico do Dragão

NACIONAL24.02.202420:15

Tem quatro amarelos na Liga e novo cartão coloca-o fora do jogo frente ao FC Porto; falhou duas partidas esta época, mas na sequência de dois vermelhos na Champions

António Silva corre o risco de falhar o clássico com o FC Porto, no Estádio do Dragão, a 3 de março, para a 24.ª jornada da Liga. Para isso basta que o central veja um cartão amarelo diante do Portimonense, este domingo, na Luz (18 horas).

O central soma quatro cartões na prova, o último dos quais foi visto em Guimarães, no D. Afonso Henriques. Esse foi o último jogo do internacional português no campeonato, uma vez que na partida seguinte, diante do Vizela, na Luz, ficou no banco (após a morte do avô materno), alinhando Tomás Araújo no lugar dele.

Mas o facto de estar à bica não deverá influenciar a decisão de Roger Schmidt, que não tem por hábito deixar-se condicionar com situações do género, até porque antes do encontro com os dragões há uma meia-final da Taça de Portugal frente ao Sporting para disputar - e a acumulação de amarelos só produz efeitos na própria competição.

Se nada de extraordinário ocorrer, António Silva será titular junto de Otamendi no eixo defensivo das águias na partida diante do 13.º classificado.

O futebolista de 20 anos já falhou dois jogos esta época por castigo, ambos na sequência de vermelhos diretos em partidas da Liga dos Campeões. A primeira vez que viu a cartolina foi na primeira jornada da fase de grupos, na Luz, frente ao Salzburgo; o segundo momento ocorreu também em casa, com o Inter.

Na primeira ocasião sem António Silva (na deslocação a Milão, derrota por 0-1) o treinador germânico colocou Morato no lugar do português, já na segunda foi Tomás Araújo a assumir o protagonismo (partida frente ao Salzburgo, na Áustria, triunfo por 3-1).

O camisola 4 viu todos os amarelos fora de casa: Boavista (1.ª jornada), Estoril (8.ª jornada),  Chaves (10.ª jornada) e V. Guimarães (21.ª jornada). Este jogo com os vimaranenses criou duas baixas por acumulação de amarelos nesta temporada: Kokçu e Florentino foram admoestados e falharam a receção ao Vizela (6-1).

O primeiro elemento do plantel suspenso por amarelos esta época foi Otamendi, na receção ao Famalicão, coincidindo com um curto período de férias na Argentina atribuído por Roger Schmidt.