António Salvador: «Um dia destes o SC Braga vai ser campeão»
Presidente do SC Braga acredita que esse objetivo chegará mais tarde ou mais cedo
António Salvador participou esta sexta-feira no cartaz do Thinking Football Summit, organizado pela Liga Portugal, e que se está a realizar no Porto. O presidente do SC Braga foi convidado para falar do sucesso que o clube está a ter com a recente entrada na Champions e também da gigantesca obra que está a fazer na denominada Cidade Desportiva, cujo preço total é de 50 milhões de euros.
«Este momento não aconteceu por acaso. Foi pensado há 20 anos, quando chegámos ao Braga e definimos três eixos importantes: conseguir estabilidade desportiva e financeira, termos um crescimento desportivo e estabilidade financeira e estar permanentemente nas competições europeias. O terceiro era a cidade desportiva. Na altura, o Braga nada tinha como património, nem condições para trabalhar. Mas, a cidade desportiva será o que forem as pessoas que lá trabalham. Penso que é um dos momentos mais altos do clube», assegura.
Face ao enorme crescimento que o SC Braga tem tido, Salvador foi questionado se este é o melhor da história. «Não vou colocar o Braga em nenhum ranking dos clubes portugueses. O que me interessa é que queremos fazer melhor. Eu quero é perceber que todos os dias melhoramos para sermos mais competitivos e melhorar a nossa posição. Em junho de 2022, reunimos o universo Braga num fórum, para uma reflexão interna do clube e criar objetivos para os próximos anos. Todos nos clubes, não só jogadores, têm de ter mentalidade vencedora. E o último ano em que havia três equipas a entrar na Champions e este foi o compromisso do Braga. E isso foi o objetivo a que nos propusemos, acabamos por conseguir. E este ano queremos fazer o mesmo», disse.
O sonho de ser campeão nacional não morreu. «Um dia destes o SC Braga vai ser campeão, os sócios e funcionários do clube não vão ser surpreendidos, pois fizemos um fórum secreto em que falamos da nossa ambição e dos objetivos que tínhamos até 2025. O SC Braga tem ambição de ser campeão, não temos a obrigação de o ser, pois temos armas diferentes dos ditos grandes, mas temos ambição de sermos campeões», assumiu.
Nasser Al-Khelaïfi disse há dias que a posição da QSI seria sempre de minoria na SAD do Sp. Braga. «António Salvador citou essa mesma conversa e disse que este é um modelo que lhe agrada, na medida em que permite que as decisões sejam dos sócios. Ainda assim, o presidente do guerreiros revelou-se satisfeito com a parceria com a Qatar Sports Investments.
«É um modelo que nos agrada, estando dividido como está. É um modelo que deixa sócios soberanos na decisão do clube. Foi claro que é a posição que quer ter no SC Braga, sem interferir na gestão desportiva, criar valor no que são bons. Têm ligação forte no marketing, área digital e vão acrescentar valor ao SC Braga nessa área», apontou.