Flavienses querem largar a lanterna vermelha; conquistadores pretendem impedir fuga do SC Braga
O Chaves recebe esta tarde, às 15.30 horas, o V. Guimarães e tenta entregar a lanterna vermelha, que corresponde ao último lugar, ao Vizela, que na noite de ontem perdeu com o FC Porto. Para já, os vizelenses estão a dois pontos dos flavienses.
Já o V. Guimarães pretende não deixar fugir o SC Braga, que neste sábado bateu o Gil Vicente, na luta pelo quarto lugar. A distância entre os dois arquirrivais do Minho está, por agora, nos seis pontos.
O jogo marca o reencontro de Moreno Teixeira com os vimaranenses, clube no qual começou a temporada, sendo que esta será a segunda vez que terá pela frente a sua antiga equipa esta época e o jogo da primeira deixou-lhe um sabor bem amargo, uma vez que no D. Afonso Henriques os conquistadores venceram por 5-0.
Os transmontanos jogam também contra o palmarés, uma vez que o histórico de confrontos é claramente favorável aos vimaranenses, pois em 35 jogos para a Liga apenas venceram quatro, com dez empates e 21 triunfos dos minhotos.
A última vitória dos flavienses frente a este adversário remonta à temporada 2017/2018, quando venceram por um espetacular 4-3, com os golos a serem apontados por Pedro Tiba (dois), Davidson (outros dois) – os dos vimaranenses foram da autoria de Hurtado, do hoje barcelonista Raphinha e de Júnior Tallo.
O Chaves
A história recente do Chaves é clara quanto é má temporada, tendo em conta que nos últimos 11 encontros apenas venceu um para a Liga, diante do Boavista, por 2-1 na 22.ª jornada da Liga. No entanto, a recordação do último encontro no Municipal Manuel Branco Teixeira é bem amarga para os flavienses, pois foram goleados por 1-5 pela equipa-surpresa, o Arouca.
Para este encontro, Moreno Teixeira ainda não sabia ontem se poderia contar com João Correia, mas tudo indica que o cabo-verdiano estará apto e jogará na direita do ataque, no tradicional 3x4x3 flaviense. Caso Correia não recupere ou o técnico pretenda dar pendor mais ofensivo à equipa poderá colocar Jô Batista ou Leandro Sanca na frente de ataque.
A figura: Hector Hernández
O espanhol é, claramente, o homem-chave da equipa e prova disso é a preponderância atacante que demonstra, uma vez que, sozinho, tem exatamente metade (12) dos golos marcados pelos flavienses no campeonato.
O que disse Moreno Teixeira, treinador do Chaves: «O Vitória vem de duas vitórias consecutivas, mas mesmo antes disso tem feito um campeonato muito bom. É uma equipa com jogadores de grande qualidade e que tem um jogo coletivo muito bem trabalhado. Sabemos disso, sabemos o que vamos encontrar amanhã e o que eu espero é que nós sejamos um Chaves competitivo, organizado e com coragem. Vamos precisar de ser assim para defrontarmos este Vitória.»
Técnico dos flavienses assume que só estando em grande nível é que os valentes transmontanos poderão contrariar o poderio do Vitória de Guimarães; elogios ao adversário, aos adeptos das duas equipas e previsão de um grande espetáculo; garante que assumirá sempre todas as responsabilidades
O V. Guimarães
Após a derrota caseira diante do Casa Pia à passagem da 23.ª jornada, os vimaranenses reagiram e venceram o Estoril fora de portas por 3-1 e o Famalicão em casa por 1-0, com os deuses da fortuna a estarem um pouco do seu lado, uma vez que os famalicenses enviaram uma bola ao poste no último lance do encontro. Antes disso, foi a vez de Butzke desperdiçar o sentenciar da partida ao permitir a Luiz Júnior a defesa duma grande penalidade.
Em relação à última partida, Álvaro Pacheco não poderá contar com o lesionado Jorge Fernandese tudo indica que será o regressado de castigo Tomás Ribeiro a ocupar o seu lugar.
A figura do V. Guimarães: Jota Silva
A recente chamada à Seleção Nacional atesta a capacidade do extremo/segundo avançado que o V. Guimarães recrutou ao Casa Pia. Esta temporada, na Liga, soma oito golos e cinco assistências. No último encontro vimaranense, foi ele quem decidiu a partida, com um golo solitário.
Treinador do Vitória de Guimarães pretende dar continuidade aos bons resultados; vimaranenses deslocam-se, este domingo, a Chaves, na 26.ª jornada; técnico também antecipa dificuldades, pois o adversário está a necessitar de pontos.
O que disse Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães: «Temos de ser Vitória e sermos capazes de conseguir aquilo que queremos. Vamos defrontar um Chaves que precisa de pontos, uma equipa que vai ter a baliza adversária em mente, com uma vontade muito grande de fazer golos. Temos de ser emocionalmente muito equilibrados durante o jogo, mas acredito que se formos Vitória conseguimos alcançar o triunfo.»