Amorim e Varandas já em Alvalade para se despedirem de Manuel Fernandes
Rúben Amorim abraça Tiago Fernandes, filho de Manuel Fernandes (IMAGO)

Amorim e Varandas já em Alvalade para se despedirem de Manuel Fernandes

NACIONAL29.06.202410:22

Velório do 'Eterno Capitão' do Sporting realiza-se neste sábado; Treinador e Presidente dos leões chegaram ao pé da urna do antigo jogador bem cedo; Também João Palma, presidente da MAG, está presente na cerimónia

Rúben Amorim e Frederico Varandas chegaram cedo ao Estádio de Alvalade para comparecerem às cerimónias fúnebres de Manuel Fernandes. O treinador e o presidente dos leões chegaram ao local por volta das 10h05.

Também o Presidente da Mesa da Assemnbleia-Geral (MAG) do clube, João Palma, está presente nesta homenagem e falou aos jornalistas: «Queria manifestar a tristeza profunda que corre nos órgãos sociais do Sporting, nomeadamente na MAG, e no seu presidente, e partilhar este momento de desgosto com todos os sportinguistas, desejando a todos os sócios e adeptos do clube, as mais sinceras condolências, porque estamos todos tristes e partilhamos todos esta perda. É o sofrimento generalizado que trespassa os coraçôes de todos os sportinguistas.»

«Esta homenagem que o Sporting organizou a Manuel Fernandes é muito merecida. Acabamos de perder uma figura ímpar do nosso clube, penso que é assim entendida quer pelos sportinguistas quer pelos desportistas deste país, por tudo aquilo que Manuel Fernandes representou e representa. Manuel Fernandes deixou-nos, mas a memória dele vai prevalecer sempre nos sportinguistas como um exemplo de uma pessoa extremamente leal ao Sporting. Manuel Fernandes é um exemplo de humildade, de dedicação e fidelidade ao clube. É inultrapassável o sportinguismo do Manuel Fernandes. Ele deixa-nos uma mensagem que nos deve empenhar ainda mais para fortalecer o Sporting», concluiu João Palma.

José Couceiro, antigo treinador do clube de Alvalade e vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, sublinhou o legado deixado pelo antigo avançado: «Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, do seu presidente e em meu proprio nome, é óbvio que é um momento duro, mas é muito importante realçar é que toda esta manifestação significa que o Manuel sempre respeitou os outros, sempre respeitou os adversários. Por isso, muito justamente, nós temos de estar gratos por tudo o que fez pelo futebol e por esse comportamento em relação a todos os seus elementos. Esse é o seu grande legado, não só o legado como jogador, os títulos e a representação pelo país, mas também o comportamento que teve com todos nós. Isso é algo que nós não vamos esquecer. Nunca iremos esquecer o capitão que ele representou, com este tipo de atitudes para todos. É justo nós realçarmos o que o Manuel nos deu durante todo o período em que se dedicou ao futebol.»

Neste sábado, as portas do Estádio José Alvalade, mais especificamente do Hall VIP, em frente à mítica porta 10A, vão estar abertas ao público, das 10h30 às 23h30, para quem quiser prestar uma última homenagem ao antigo jogador e treinador leonino, que faleceu na quinta-feira, aos 73 anos, vítima de doença prolongada.

O funeral terá lugar no domingo, dia 30 de junho, estando reservado apenas a família e amigos próximos do Leão de Sarilhos. O corpo de Manuel Fernandes irá partir do Estádio de Alvalade às 11 horas desse dia,seguindo-se um cortejo fúnebre a partir da Praça Centenário, antes de se dirigir para o local do funeral, onde se dará a cremação do corpo.