Ambição meteórica deste Aves SAD só parou na Liga (crónica)
Jogadores do Aves SAD festejam a vitória frente ao Portimonense (Imagem: HUGO DELGADO/LUSA)

Aves SAD-Portimonense, 2-1 Ambição meteórica deste Aves SAD só parou na Liga (crónica)

NACIONAL02.06.202422:30

Clube fundado em 2023, resultado da renomeação do Vilafranquense e apropriação das infraestruturas do CD Aves, estreou-se esta época na Liga 2. Na próxima, vai estar entre os grandes do futebol português

O Aves SAD estreou-se esta época nas competições profissionais e, um ano depois, já vai morar entre os grandes do futebol profissional. O novo triunfo por 2-1, igual ao conseguido no fim de semana passado no Algarve, confirmou o apuramento para a Liga.

A equipa da casa reuniu esforços durante as duas últimas semanas para receber apoio desde as bancadas, mas esse ficou-se por pouco mais da metade.

Logo na primeira parte ficou vincada a razão pela qual o Portimnense ficou entre os três últimos da Liga, mostrando, uma vez mais, muitas fragilidades na defesa e pouca reação em momentos de apuros. Na frente, as decisões voltaram a não ser as melhores, com um futebol muito previsível, de fácil leitura para o Aves SAD, muito forte nas transições e que neste período contou com lances mais perigosos.

Pouco antes do intervalo, a formação caseira tremeu ao ver João Pinheiro a mostrar cartão vermelho direto a Edson Farias, por falta sobre Gonçalo Costa. Artur Soares Dias, no VAR, pedir ao juiz de Braga para verificar as imagens, as quais serviram para reverter a decisão.

O segundo tempo chegou para confirmar a superioridade do Aves SAD e coroar a exibição da dupla atacante Nené e John Mercado, que desenharam o primeiro golo da partida.

Em desvantagem e a precisar de dois golos para empatar a eliminatória, a equipa algarvia começava a dar sinais de descrença, acentuados nas decisões, perante um adversário que ganhou mais confiança até fazer o 2-0, por intermédio de Benny, consumando a desejada vitória que leva esta equipa, com ADN do extinto Vilafranquense, a morar entre os grandes do futebol português a partir da próxima temporada.

Ronie Carrillo ainda marcou para a formação algarvia, antes de se gerar uma grande confusão no relvado, entre jogadores, isto porque os do Algarve estavam de cabeça perdida.

Esta vitória também fica marcada pela confirmação de que as equipas da Liga 2 saem sempre vitoriosas dos play-offs de promoção/despromoção.