Diogo Luís considera Carreras um jogador interessante, mas pede mais tempo para o avaliar
Embora considere em Álvaro Carreras um «jogador tecnicamente evoluído», Diogo Luís considera que é difícil ter «uma opinião formada e bem fundamentada» sobre o espanhol, uma vez que ele «jogou pouco tempo».
O antigo lateral-esquerdo do Benfica, porém, já vê alguma evolução no jogo de Carreras: «Contra o SC Braga vi-o jogar de uma forma diferente, não só a dar largura ao jogo do Benfica como também a explorar as zonas interiores. Mesmo com a bola no lado contrário, ia puxando os centrais e entrava no meio para receber e puxar a bola, um pouco como Guardiola pede aos seus jogadores. Não sei se foi algo trabalhado em equipa ou se resultou da sua iniciativa individual.»
Treinador espanhol contribuiu para a ascensão do lateral do Benfica, mas reconhece que Carreras ainda tem de melhorar muito para tirar proveito do potencial
Questionado pelo nosso jornal se há semelhanças entre Carreras e Grimaldo, afirma que prefere «não comparar jogadores, até porque é injusto compará-los», considerando, ainda assim, que o lateral emprestado pelo Manchester United «ofensivamente tem capacidade para acrescentar algo que mais nenhum outro pode oferecer naquela posição», frisando que «pode dar a largura que o Benfica precisa em muitos jogos, tem acutilância e capacidade de entrar na área e finalizar e consegue sair a jogar». Diz, no entanto, que o jogador «comete alguns erros», mas que isso «faz parte do crescimento», destacando que «o Benfica tem de estar pronto para isso se quiser apostar em jogadores jovens, tal como com Trubin».
Chegaram os dois ao Benfica em janeiro, mas Carreras já participou em 13 jogos, mais oito que Grimaldo em igual período; Lateral-esquerdo emprestado pelo Manchester United até já marcou; Águias vão pagar €6 milhões para ficar com ele
Devem os encarnados avançar para a sua contratação em definitivo no final da época? «O que me parece é que, em termos estratégicos, o Benfica vai avançar para a contratação», começa por responder, antes de referir não ter a certeza se Carreras é «superior a Rafael Rodrigues». E explica: «Rafael Rodrigues é internacional sub-21 por Portugal, o Álvaro é internacional sub-21 por Espanha. Rafael tem tido rodagem na equipa B, dá largura ao jogo, tem qualidade no cruzamento. Talvez os responsáveis entendam que Carreras tem mais capacidade e potencial. Mas muitas vezes investe-se lá fora sem olhar para dentro. Acho que é um dos problemas em Portugal, mas o Benfica é que tem todos os dados e sabe o que é melhor para o clube.»