Adversário do FC Porto tem um número 1 no logo. Sabe porquê?
Bélgica deu uma espécie de «matrícula» aos clubes conforme iam surgindo. Sendo o mais antigo, o Antuérpia exibe o seu número com orgulho
Quando a equipa do Antuérpia entrar em campo, esta quarta-feira, contra o FC Porto, pode reparar que o logo do clube nos equipamentos tem um número 1. Mas sabe porquê?
É que, nos princípios do futebol belga, a Federação decidiu começar a dar uma espécie de «matrícula» aos clubes que se iam formando, por ordem de fundação, a partir do 1 e seguindo a contagem numérica.
Ora, o Antuérpia, fundado por volta de 1880, é então o clube mais antigo na Bélgica e, por isso, recebeu e manteve o número 1.
A ordem estabelecida pela Federação belga no início do século XX foi adotada por algumas equipas até hoje. «Quanto mais baixo é o número, mais antigos os clubes são. Por isso, alguns dos mais antigos exibem com orgulho o baixo número. E o Antuérpia é o mais antigo de todos», explica a A BOLA o jornalista belga Bart Lagae, do jornal De Standaard.
Consultando a lista da Federação belga, podemos constatar que o Club Brugge, que na época passada defrontou o FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo vencido por 0-4 no Estádio do Dragão e perdido também por 0-4 em casa, e que acabou eliminado nos oitavos de final pelo Benfica, recebeu o número 3, graças à fundação em 1891. Mas já não o exibe.
O Standard de Liège, que Sérgio Conceição representou durante três temporadas, é o 16.º da lista e o Anderlecht é 35.º.