Acosta rendido: «Chegada de um goleador como Gyokeres é um grande passo para os títulos!»
Acosta, em conversa com A BOLA, falou do avançado que está a fazer furor em Alvalade (Instagram/Acosta)

EXCLUSIVO A BOLA Acosta rendido: «Chegada de um goleador como Gyokeres é um grande passo para os títulos!»

NACIONAL04.11.202308:00

Antigo avançado vibra com arranque dos leões na Argentina; as expetativas, recordações e desejos em conversa aberta com A BOLA; «Gosto de ver o Sporting sempre na frente», diz

Deixou um lastro de admiração e respeito por onde passou. Não só pelos golos, pela inteligência dos movimentos na área, instinto felino, mas, sobretudo pelo profissionalismo: Alberto Federico Acosta Tabizzi. Ou apenas Beto Acosta. Internacional argentino, que deixou marca em Alvalade de 1998 a 2001. Pelos 48 golos (99 jogos) e, claro está, por um título nacional que fugia aos leões há largos anos. Natural de Arocena, na Argentina, o antigo avançado não esquece os leões e abriu o coração a A BOLA sobre o atual momento. Numa conversa aberta, Acosta não se mostrou indiferente ao arranque, mas pediu cautela, pois a experiência adquirida no campeonato português, obriga a prudência na euforia.

Beto Acosta, hoje com 57 anos, mesmo à distância, continua a acompanhar o Sporting

Convém lembrar que ainda falta muito e neste momento o Sporting é um alvo a abater, sobretudo por equipas grandes como são o Benfica e FC Porto. Ainda é muito cedo, mas a verdade é que é sempre positivo estar na frente

«Sem dúvida que este arranque do Sporting me deixa muito feliz. Ver a equipa nos primeiros lugares é sempre bom e traz-me boas recordações. Mas convém lembrar que ainda falta muito e neste momento o Sporting é um alvo a abater, sobretudo por equipas grandes como são o Benfica e FC Porto. Ainda é muito cedo, mas a verdade é que é sempre positivo estar na frente seja em que altura for. Agora há que manter, corrigir os erros, e fazer tudo de bom. Estou feliz e espero que continuem assim, pois é um clube especial, do qual tenho enorme carinho. E gosto de ver o Sporting sempre na frente», destaca o antigo atacante, hoje com 57 anos, acreditando que a luta pelo título será até ao último suspiro.

Acosta pede prudência apesar do excelente arranque dos leões esta época

O Sporting está bem, mas não tenho dúvida que vai ser um ano duro, sabendo que FC Porto e Benfica nunca vão atirar a toalha ao chão

«Haverá sempre uma concorrência forte entre os três grandes e por vezes podem meter-se outro mais clubes, como o caso do SC Braga. Os três jogam provas europeias, os momentos de forma podem alterar-se de um momento para o outro, mas o Sporting está bem. Não tenho dúvida, porém, que vai ser um ano duro, sabendo que FC Porto e Benfica nunca vão atirar a toalha ao chão», sublinha. 

«Gyokeres? Que potência!»

Beto Acosta chegou a Alvalade aos 32 anos. Tarde, assume. Apesar de alguma desconfiança inicial, conquistou os adeptos e foi peça fundamental na estrutura então idealizada por Augusto Inácio para a caminhada para o título em 1999/2000. O argentino era a principal referência ofensiva e a peça que fazia movimentar quase toda a equipa. Muito idêntico ao que acontece atualmente após a chegada de Viktor Gyokeres. O sueco tem arregalado os olhos de vários emblemas europeus e surpreendido pelos golos e exibições neste arranque de Liga. 

Acosta também não ficou indiferente pelo rendimento do avançado. E até vai mais longe…

«Sim, a chegada de um goleador como o Gyokeres é sempre importante para se alcançarem títulos. E ainda mais quando fazem golos de todas as formas, como é o caso. E este menino Viktor, este sueco, não há dúvida de que pode ser um passo importante. Mas uma equipa não é feita com apenas um jogador, mas ajuda muitíssimo quando chega um avançado deste tipo que resolve jogos», assume Acosta que, à distância, tem acompanhado todos os jogos.

Acosta somou 99 jogos (48 golos) pelo Sporting e foi campeão em 1999/2000

Gyokeres é um jogador alto e forte e creio que poderá dar muitos dividendos ao Sporting. Também vi alguns jogos na seleção sueca e é mesmo um grande jogador. Mas é como tudo. Há que aproveitar os momentos e este Gyokeres está a aproveitar tudo

«Tenho visto os jogos dele e tem uma potência enorme! Um jogador alto e forte e creio que poderá dar muitos dividendos ao Sporting. Também vi alguns jogos na seleção sueca e é mesmo um grande jogador. Mas é como tudo. Há que aproveitar os momentos e este Gyokeres está a aproveitar tudo. Que faça muitos golos mais para o bem do Sporting, dos adeptos e do clube. Uma equipa com a grandeza do Sporting necessita sempre de um grande goleador», reforça.

«Um avançado tem de ser ajudado»

A entrada de Gyokeres nos leões já colocou o avançado sueco entre a elite dos goleadores leoninos do passado. Acosta foi uma dessas referências. Mas o argentino faz questão de repartir o mérito pelos restantes jogadores. 

Acosta espera que Gyokeres deixe marca em Alvalade como o próprio argentino deixou (ASF)

Espero que Gyokeres possa funcionar, como funcionaram outros grandes avançados. Posso falar do Jardel, Liedson ou até o meu caso, ainda que, infelizmente, tenha chegado um pouco mais tarde

«Acontece com outras posições, é certo, mas quando um clube contrata um avançado a incerteza é sempre maior. Vai marcar golos? Será decisivo? E um avançado tem de ser ajudado para o bem funcionamento da equipa. Aprendi isso ao longo da minha carreira. Se a equipa não funciona… um avançado não fará golos», garante o argentino, que deixou um desejo para o futuro de Gyokeres durante a sua estadia em Alvalade: «Espero que Gyokeres possa funcionar, como funcionaram outros grandes avançados. Posso falar do Jardel, Liedson ou até o meu caso, ainda que, infelizmente, tenha chegado um pouco mais tarde, mais maduro, mas consegui adaptar-me ao clube e conseguimos ser campeões. Todos os avançados que chegam ao Sporting querem deixar a sua marca e Gyokeres, pelo que tem feito, pode deixar marca e ser um dos ídolos das vibrantes bancadas daquele estádio.»