Fenómeno Gyokeres 'ameaça' Cristiano Ronaldo

Monstruoso goleador sueco está imparável e até marca de Cristiano Ronaldo com 11 anos está em risco

Já não há muitas palavras para definir o que Viktor Gyokeres tem feito nos últimos meses, depois de, na terça-feira, ter 'derretido' o Azerbaijão, de Fernando Santos, com um póquer (4 golos) e ainda uma assistência, na goleada sueca por 6-0 para a Liga das Nações.

No total, o super goleador do Sporting tem uns inacreditáveis 58 golos (mais 16 assistências) neste ano civil, num total de 55 jogos, isto contabilizando duelos pelos leões e também pela seleção nórdica. Quer isto dizer que, neste momento, já entrou para a história e para o top10 de maiores goleadores num ano civil, podendo, até final de 2024, bater algumas marcas de Cristiano Ronaldo.

Em 2011, o português marcou 60 golos entre Real Madrid e Seleção de Portugal, em 2014 mais um (61), em 2012 apontou 63 golos e, no ano seguinte, registou a melhor marca da carreira, com 69 tentos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro desse ano. Divide essa marca com o polaco Robert Lewandowski, que, em 2021, com as camisolas do Bayern Munique e da Polónia, marcou o mesmo número de vezes.

Absolutamente inalcançável é o recorde de Lionel Messi, que, em 2012, apontou uns absurdos 91 golos por Barcelona (79) e seleção da Argentina (12). Posto isto, Gyokeres terá mais oito jogos pela frente para galgar lugares neste exclusivo ranking. Até final do ano, a equipa de João Pereira vai defrontar Amarante (Taça de Portugal), Arsenal (Liga dos Campeões), Santa Clara (Liga), Moreirense (Liga), Club Brugge (Liga dos Campeões), Boavista (Liga), Gil Vicente (Liga) e, finalmente, o dérbi com o Benfica, para a 16.ª jornada, a 29 de dezembro.