Portugal pode fazer o que nunca foi feito
Roberto Martínez, selecionador nacional

Portugal pode fazer o que nunca foi feito

SELEÇÃO10.10.202318:48

Portugal sonha com uma qualificação só com vitórias, algo que nunca aconteceu

Portugal corre atrás de um objetivo que só oito seleções conseguiram na história de qualificações para Campeonatos da Europa: terminar a fase de qualificação só com vitórias. Porém, todas elas acabaram por sofrer golos. Diogo Dalot falou na primeira conferência de imprensa e, confrontado com a possibilidade de terminar a fase de grupos só com vitórias e sem sofrer golos, o lateral atirou: «Será sempre um objetivo. De cada vez que terminamos um jogo sem sofrer golos ficamos satisfeitos, claro. Pequenos objetivos dentro de um grande objetivo.»

França foi a seleção que esteve mais perto de conseguir fazer uma qualificação só com vitórias e… sem sofrer golos. No apuramento para o Euro-2004, os franceses venceram todos os jogos e sofreram apenas dois golos, frente a Chipre e Israel. As outras seleções que conseguiram concluir a fase de apuramento só com triunfos foram França (Euro-1992), Rep. Checa (Euro-2000), França (Euro-2004), Alemanha e Espanha (Euro-2012), Inglaterra (Euro-2016), Bélgica e Itália (Euro-2020). Espanha de 2012 e Itália de 2020, acabaram por conquistar a competição, após uma qualificação imaculada.

Na atual qualificação, além de Portugal, também Escócia e França ainda não perderam pontos. Os escoceses têm 12-1 em golos e os franceses vão em 11-0. Só Portugal e a França podem fazer o que nunca uma seleção conseguiu: ganhar todos os jogos de qualificação para um Europeu e sem sofrer golos.