Portugal-Irlanda, 3-0 Jogo completo, três centrais, Ronaldo e Europeu: tudo o que disse Roberto Martínez
Selecionador nacional falou em conferência de imprensa após o final do encontro com a República da Irlanda
-- Que análise faz ao jogo?
-- Acho que foi um jogo completo, com enorme equilíbrio defensivo durante os 90 minutos. Tivemos um desempenho com 20 remates e uma intensidade defensiva muito boa, ligações claras, os jogadores mostraram todos compromisso, crescemos com este jogo. Ver 16 jogadores de campo executar a mesma ideia, foco de unidade e de equipa, foi um desempenho completo.
-- O que pensou com a alteração tática que implementou com três centrais?
-- A ideia de para trabalhar uma linha de cinco contra a Finlândia, uma linha de 4 com Croácia e agora de três com a Irlanda é para ir preparando e executar conceitos táticos coletivos. No plano individual foram 23 jogadores de campo todos com minuto, acrescentaram valências, mais dois guarda-redes e também toda a gente sabe do que o Rui Patrício pode fazer. Foi um sucesso para nós do ponto de vista individual, do ponto de vista coletivo será ainda melhor até ao jogo ao Chéquia.
-- Os adeptos voltaram a apoiar a Seleção. Que mensagem lhes quer deixar?
-- Agradecer o carinho, tivemos um caminho do hotel ao estádio incrível e aí começou o desempenho dos jogadores. Em Alvalade, Jamor e em Aveiro foram espetaculares. Prometo que vamos dar tudo para encher de orgulho os nossos adeptos.
-- Este sistema de três centrais baralhou ainda mais as suas ideias?
-- Utilizamos este sistema contra o Luxemburgo e o Liechtenstein na fase de apuramento e contra a Irlanda, uma equipa com ataques rápidos precisámos de três centrais. A nossa ideia nunca muda, queremos manter a estrutura consolidada. Precisamos estar muito contra todos os adversários defensivamente.
-- Já tem um nome para a missão no Europeu?
-- Espero recebemos na Cidade do Futebol mais nomes dos nossos adeptos. Podemos escolher antes do jogo do jogo com a Chéquia, será um bom desafio.
-- Pepe saiu com um toque, o que nos pode dizer?
-- Está bem, era o plano dele, do Dalot, Cancelo, Félix e Leão, Fizeram 45 minutos, foi um contacto normal no futebol. Ele está bem.
-- Que comentário lhe merece a performance do Cristiano Ronaldo?
-- Estou sempre a pensar no onze. Teve um compromisso incrível como capitão, duas finalizações de um nível mundial, o trabalho e tentar assistir dentro da área, a mostrar solidariedade e companheirismo. Gostei muito disso. As finalizações são para guardar e mostrar as crianças, são incríveis!
-- A derrota com a Croácia foi importante para corrigir o que estava menos bem?
-- Avaliar todos os jogos amigáveis é importante. Não há diferença, o nosso balneário é responsável e autocrítico. Não precisamos de perder para melhorar. Nos últimos cinco jogos amigáveis gostei do foco, empenho e responsabilidade. Não precisamos de perder para melhorar, todos os jogos podem tornar-nos mais fortes.