19 outubro 2023, 23:20
Roberto Martínez: «Nunca tinha trabalhado com um jogador que se sacrifique tanto como Ronaldo»
Selecionador de Portugal mostra-se encantado com o avançado do Al Nassr e com a qualidade dos futebolistas portugueses
Selecionador nacional deixou elogios ao médio do Benfica e também a João Félix; e explicou o porquê de ter aprendido logo o hino
Dias depois de ter promovido a estreia de João Neves na Seleção Nacional, frente à Bósnia Herzegovina (5-0), Roberto Martínez elogiou o jovem médio do Benfica.
«Quando um jogador chega pela primeira vez a uma seleção é um momento impactante, só tens una oportunidade para criar essa primeira impressão e creio que João Neves teve esse impacto. Estou certo de que é um futebolista que vai dar muito que falar, vai ter uma carreira não só no futebol português, mas a nível mundial», afirmou o selecionador nacional ao programa El Larguero, da Cadena SER.
E perspetivou-lhe um futuro risonho: «É um jogador que vive o futebol, é muito inteligente, um jogador de 19 anos que ganhou a Liga pelo Benfica e que pela sua conduta e pela forma como se comportou durante os dois jogos da Seleção deu a entender que nasceu para isto. Joga melhor a médio defensivo, com capacidade tática muito acima e vai ser uma influência nos próximos dez anos no futebol europeu, sem dúvida.»
João Félix também mereceu elogios: «É um talento. Não vi até hoje muitos jogadores que podem jogar por dentro, por fora, com capacidade para interpretar o jogo, a maneira como combina com jogadores de ataque... Vê-se um jogador que se sente importante, que é decisivo no seu clube, é de outra dimensão.»
19 outubro 2023, 23:20
Selecionador de Portugal mostra-se encantado com o avançado do Al Nassr e com a qualidade dos futebolistas portugueses
O treinador espanhol falou também do motivo que o levou a aprender o hino nacional, declamando-o logo no primeiro jogo. «É um grito de guerra, é algo muito bonito, é uma canção que une e que permite começar da melhor maneira. Podes ler o hino em todas as paredes da Cidade do Futebol. Sendo selecionador e vindo de fora, com muita vontade de entender a cultura portuguesa e o futebol, conhecer e cantar o hino é uma forma muito boa para poder entender o que a Seleção respira», explicou.
«É importante aprender a língua. Como espanhol, quando chegas a Portugal pensas que as línguas são muito parecidas e não é assim. O português entende o espanhol, mas o espanhol não entende português. Aprender português ajuda a entender a cultura, a história de Portugal e a relacionar-me com os jogadores. A pronúncia é muito difícil», notou Roberto Martínez.