Portugal-Polónia, 5-1 Os destaques de Portugal: Relâmpago de Leão deu força à 'tempestade CR910'
Má 1.ª parte 'apagada' por 2.ª de luxo, com 'motor' Vitinha. Rafael desfez nulo, Bruno e Neto 'explodiram' baliza polaca e houve 'show' de Ronaldo, com bis, assistência e um final acrobático perfeito!
Diogo Costa (6) — Fez o que devia para manter a baliza a zeros, negando golos a Bereszynski (12') e Zalewski (20') — não saiu bem da baliza aos 28', com o mesmo Bereszynski pela frente, mas valeu Nuno Mendes —, e, aos 40', a Zielinski. Na 2.ª parte ficou na retina defesa aos 58' a remate de Marczuk, que assinou o 5-1 aos 89', sem que nada pudesse fazer.
O melhor em campo: Cristiano Ronaldo (8)
Não escapou à má 1.ª parte lusa, obrigado a pisar terrenos mais recuados para ter a bola, e esbanjou chance flagrante aos 45+1' a passe de Leão, enervando-se ainda com o mau critério disciplinar do árbitro, o que lhe valeu o amarelo em cima do apito para o descanso. O intervalo, porém, foi bom conselheiro, para ele e toda a equipa.Com o motor a carburar como devia com a entrada de Vitinha, Ronaldo foi demolidor na última meia-hora. Depois de Leão ter desfeito o nulo na noite chuvosa do Dragão, CR7 ganhou a força de uma tempestade. Converteu o penálti ganho por Dalot que deu o 2-0 aos 72', fez assistência bem medida para Pedro Neto fuzilar Bulka para o 4-0 aos 83', e, qual cereja no topo do bolo, fez golão de bicicleta só ao alcance dos predestinados, acabando o jogo a varrer de alegria as bancadas do Dragão, Foi a tempestade CR910!
15 novembro 2024, 21:40
Vídeo: Cristiano Ronaldo bisa de bicicleta e Portugal goleia
Capitão da Seleção fez o quinto golo da partida, o segundo da conta pessoal
Diogo Dalot (6) — Teve algum trabalho defensivo na 1.ª parte, na qual desviou remate perigoso de Piatek aos 40'. Jogou mais subido desde início, com a proteção de Pedro Neto, também quando encostava mais a António Silva, e, além de ter ganho o penálti do 2-0, fez belo desvio de cabeça (77') para CR7, mas este desperdiçou.
António Silva (6) — Apesar do pouco tempo de jogo no Benfica, a exibição desta sexta-feira frente à Polónia roçou o irrepreensível. Conferiu segurança perante os possantes polacos, excetuando a grande jogada de Zawleski aos 75', em que este sentou 3/4 da defesa ...
Renato Veiga (5) — Começou seguro e tranquilo, a jogar com Neves e/ou Nuno Mendes, mas falhou alguns passes longos e aos 38' permitiu remate perigoso de Piatek. Deu apoio ofensivo, cabeceando por duas vezes (34' e 45'), mas ao lado.
Nuno Mendes (6) - Jogou mais recuado na primeira parte e aos 28' anulou lance de golo com grande corte sobre Bereszynski, mas após o intervalo posicionou-se mais alto no terreno e assim assistiu Rafael Leão para o 1-0 aos 59'.
Bernardo Silva (6) - Não está a atravessar momento de fulgor, à imagem do Manchester City, pelo que não conseguiu ajudar a disfarçar uma certa apatia lusa nos primeiros 45', mas, como toda a equipa, melhorou na 2.ª parte.
João Neves (5) - Não se deu bem com o poderio físico dos polacos e um cartão amarelo (25') por travar Piatek (quando na jogada anterior sofreu falta para cartão... alaranjado) limitou-o em termos defensivos, pelo que não voltou do intervalo (também devido à pouca presença ofensiva), dando o lugar a Vitinha.
Bruno Fernandes (7) — Primeira parte apagada, com alguma falta de paciência para circular a bola e más decisões, mas subiu bastante de produção no segundo tempo e acabou com o jogo e com as dúvidas com a bomba que detonou em corrida aos 80', fazendo estremecer a barra e as bancadas com um dos golos da noite. Para ver e rever...
15 novembro 2024, 21:32
Vídeo: golaço de Bruno Fernandes a levantar o Estádio do Dragão
Médio do Manchester United fez o terceiro da Seleção Nacional
Pedro Neto (7) - Sobre a direita, teve de andar à procura do pé esquerdo e quando quis cruzar com o outro não correu bem. Sem espaço para meter o turbo lá na frente na 1.ª parte, fê-lo cá atrás, ajudando Dalot num par de vezes. Nunca deixou de insistir e juntou-se à grande segunda parte da Seleção, rebentando com a baliza de Bulka a passe de Ronaldo.
15 novembro 2024, 21:36
Vídeo: Ronaldo assiste Pedro Neto para o 4-0
Avançado do Chelsea ‘disparou’ de pé direito para o fundo das redes da Polónia
Rafael Leão (7) — Já tinha sido decisivo em Varsóvia e voltou a sê-lo ontem. Foi o melhor da (má) 1.ª parte e desbloqueou o jogo num sprint que começou junto à área lusa e que acabou na área contrária, após combinação com Nuno Mendes, que lhe devolveu a bola em bandeja de ouro para, de cabeça, fazer o 1-0.
15 novembro 2024, 21:12
Vídeo: Rafael Leão coloca Portugal na frente
Extremo do Milan fez o primeiro golo do jogo frente à Polónia
Vitinha (7) — — Entrou após o intervalo e deu cor ao cinzentismo que se vira nos primeiros 45'. Mais lesto e dinâmico, jogou e fez Portugal jogar (muito) melhor, e assistiu Ronaldo para o belo 5-0. É craque... e das melhores castas!
Samu Costa (5) - Jogara um minuto em Varsóvia e juntou-lhe os 15' desta sexta-feira, refrescando o meio-campo para a saída de Bernardo aos 75', período após o qual Portugal, com clara superioridade no miolo, fez três golos.
João Félix (-) — Entrou perto do fim, mas a tempo da festa final.
Trincão (-) — Participou na jogada do 5-0.
Nuno Tavares (-) — Para a história fica a estreia pela Seleção. Teve pouco tempo, mas ainda viu um amarelo (90+2)