Lista para Euro-2024 feita? Roberto Martínez tem 22 jogadores quase fixos
Roberto Martínez quer prolongar o ciclo vitorioso da Seleção Nacional

Lista para Euro-2024 feita? Roberto Martínez tem 22 jogadores quase fixos

SELEÇÃO18.10.202307:00

Selecionador de Portugal parece ter o «plantel» para a Alemanha quase definido. Um central, Neto, Horta ou João Neves para a última vaga?

NA véspera do jogo na Bósnia, Roberto Martínez, selecionador de Portugal, disse que «o mais duro» entre as suas tarefas seria pensar na lista final de convocados para o Europeu. Pode ser, porque depois das alterações durante a pandemia de Covid-19 a UEFA fez descer o número de jogadores, de novo, para 23, o que obrigará provavelmente a alguma ginástica posicional. Mas a verdade é que há 22 jogadores que têm sido quase fixos nas escolhas do espanhol, desde que se estreou em março, e seria estranho ver qualquer um deles a falhar a fase final na Alemanha, salvo abrupta queda de forma ou lesão. 

Na baliza, Diogo Costa, Rui Patrício e José Sá têm sido presenças constantes (Celton Biai foi chamado em março devido à ausência do guarda-redes do FC Porto). 

Nas laterais, Cancelo e Dalot são escolhas à direita e Raphael Guerreiro e Nuno Mendes, à esquerda, marcaram presença sempre que estiveram disponíveis — o que tem sido raro. Como alternativa surge Nélson Semedo, à direita ou à esquerda (onde Cancelo e Dalot já jogaram). 

No centro da defesa, Rúben Dias, António Silva e Gonçalo Inácio têm a confiança do selecionador — e ainda há Danilo, que jogou como central em defesa a três mas nos últimos quatro jogos foi opção como 6, onde parece estar atrás de Palhinha e à frente de Rúben Neves. Bruno Fernandes, titular indiscutível, Otávio e Vitinha também são presenças constantes no meio-campo.

No ataque, Bernardo Silva é dono da ala direita, Rafael Leão e João Félix têm lutado pela esquerda (e na Bósnia couberam os dois no onze) e no centro há Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos (jogaram juntos contra a Eslováquia). Diogo Jota só uma vez foi titular, mas não falhou uma partida. 

Pode contar, são 22. A outra vaga? Talvez para um central — Toti Gomes esteve nos últimos quatro jogos e parece ter ganho a corrida a Diogo Leite, mas ainda há Pepe. Mas se Martínez tiver abdicado de vez do esquema de três centrais, com a polivalência de Danilo poderá até guardar o lugar para uma opção mais ofensiva. 

Na última convocatória estiveram ainda Pedro Neto, muito elogiado pelo selecionador, Ricardo Horta, que caiu da lista devido a lesão mas tinha estado no banco nos quatro jogos anteriores, e João Neves, estreante no último jogo, aos 19 anos. Na melhor das hipóteses, deve haver lugar para um deles. E isto sem contar com a possibilidade de mais alguém emergir nos próximos meses. Atendendo ao quadro, Matheus Nunes, Pedro Gonçalves ou Paulinho, que ainda não foram opção (o primeiro esteve um jogo no banco), vão ter vida difícil para conseguirem passaporte para a Alemanha.