Portugal cabeça de série no sorteio da fase final do Euro
Empate da Hungria garantiu que a Seleção Nacional terá, no mínimo, o quinto lugar no 'ranking' da qualificação
O empate da Hungria garantiu matematicamente a Portugal a presença no lote de cabeças de série para o sorteio da fase final do Euro-2024, que terá lugar em Hamburgo, na Alemanha, a 2 de dezembro.
Portugal, com a vitória desta segunda-feira na Bósnia, chegou aos 21 pontos nas contas para o ‘ranking’ da qualificação, que determinará o escalonamento das seleções no sorteio – excluem-se, nos grupos com seis seleções, como é o caso luso, os resultados com o último classificado, lugar que será para o Liechtenstein, depois de perder na Islândia.
Só mais quatro seleções podem chegar, no mínimo, a essa pontuação (e Portugal poderá fazer mais pontos, caso não perca com a Islândia): França, Bélgica, Inglaterra e Espanha ou Escócia (que estão no mesmo grupo). Ou seja, mesmo no pior cenário, depois do 2-2 da Hungria na Lituânia (os magiares podem agora fazer no máximo 20 pontos), só quatro vencedores de grupos podem ultrapassar a Seleção Nacional.
No pote 1 do sorteio vão estar seis seleções: a Alemanha, na condição de organizadora, e as cinco com melhores resultados na qualificação. Portugal, ao entrar nesse lote, evitará na fase de grupos os principais ‘tubarões’ do futebol europeu.