Como atacará Viana a próxima época? Contratando no Sporting (Inácio? Hjulmand?)? E, se o fizer, pelo valor mais alto possível, ajudando os leões ou pelo valor mais baixo possível, ajudando os 'citizens'?
Os adeptos do Manchester City choram a saída de Txiki Begiristain e perguntam: quem é Hugo Viana? Os adeptos do Sporting choram a saída de Hugo Viana e perguntam: quem é a dupla Bernardo Palmeiro e Flávio Costa? O City teve o seu apogeu com Begiristain e o Sporting teve o seu recente apogeu com Viana.
Tal como o português, passou de jogador para diretor desportivo. Em Barcelona e Manchester, deixou títulos por onde passou, também por culpa da relação que mantém com Pep Guardiola
Begiristain entrou no City em outubro de 2012 e, nos últimos 12 anos, investiu 1946 milhões de euros em jogadores. Ele e a sua equipa contrataram craques como Fernandinho, Jovetic, De Bruyne, Sterling, Otamendi, Gundogan, Gabriel Jesus, Sané, Stones, Laporte, Walker, Bernardo Silva, Ederson, Danilo, Mahrez, Rodri, Cancelo, Rúben Dias, Aké, Torres, Grealish, Alvarez, Haaland, Akanji, Gvardiol, Doku, Kovacic ou Matheus Nunes, entre outros. Foram buscar também jogadores sem êxito entre os citizens, como Negredo, Bony, Moreno, Douglas Luiz, Palaversa, Angeliño, Bustos, Kaboré ou Phillips. Teve dinheiro para gastar e tempo para o ir investindo.
Kyle Walker brinca com o colegado Manchester City num podcast sobre os colegas
Hugo Viana regressou ao Sporting em setembro de 2018 e, nos últimos seis anos, o clube investiu 290 milhões de euros em jogadores. Viana e a sua equipa contrataram craques como Gyokeres, Hjulmand, Morita, Trincão, Diomande, Catamo, Edwards, Porro, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Paulinho, Ugarte, Matheus Nunes ou St. Juste e foram buscar outros importantíssimos como Adán, Matheus Reis, Feddal, Neto, Tabata, Sarabia ou Israel e grandes esperanças como Fresneda, Debast, Kovacevic, Harder ou Maxi. Do outro lado da balança, aparecem nomes como Luiz Phellype, Doumbia, Borja, Plata, Ilori, Eduardo, Camacho, Rosier, Misic, Vinagre, Virgínia, Slimani, Gonçalo Esteves, Sotiris, Bellerín, Tanlongo, Pontelo ou Koindredi. Teve pouco dinheiro e algum tempo.
Flávio Costa é o coordenador do departamento de ‘scouting’ dos leões e que, juntamente com o novo diretor geral do futebol, Bernardo Morais Palmeiro, vai passar a reportar diretamente a Frederico Varandas. Por causa dele e da sua equipa, o sueco está em Alvalade… mas também Hjulmand, Harder…
Não há, pois, quem só acerte ou quem só falhe. A única certeza é que Hugo Viana passará de um clube remediado a nível europeu para um dos mais endinheirados do mundo. Passará de um plafond médio de 40/45 milhões de investimento anual para outro com potencial de 150/200 milhões anuais. É outro mundo. Como atacará Viana a próxima época? Contratando no Sporting (Gonçalo Inácio? Morten Hjulmand?)? E, se o fizer, pelo valor mais alto possível, ajudando os leões ou pelo valor mais baixo possível, ajudando os citizens? E dentro de um mês, a 5 de novembro, haverá um Sporting-Manchester City? Coitado do coração de Hugo Viana.
Leões e PSV ainda não perderam qualquer ponto nas respetivas Ligas. Só a Juventus sofreu menos golos e só Barcelona marcou mais. Têm a melhor diferença de golos da Europa