Sporting é a equipa mais equilibrada da Europa
Só Barcelona marcou mais golos (IMAGO)

Sporting é a equipa mais equilibrada da Europa

Leões e PSV ainda não perderam qualquer ponto nas respetivas Ligas. Só a Juventus sofreu menos golos e só Barcelona marcou mais. Têm a melhor diferença de golos da Europa

Sporting e PSV são as únicas equipas das 10 primeiras Ligas do ranking da UEFA que ainda não perderam qualquer ponto nos campeonatos internos. A equipa dos Países Baixos bateu, nas oito jornadas já realizadas, Waalwijk, Heracles Almelo, Almere, Go Ahead Eagles, NEC, Fortuna Sittard, Willem II e Sparta Roterdão, enquanto os leões ganharam a Rio Ave, Nacional, Farense, FC Porto, Arouca, Aves SAD, Estoril e Casa Pia. No jogo entre ambos, para a jornada 2 da Liga dos Campeões, empataram a um golo.

Mónaco (França), Utrecht (Países Baixos), Galatasaray (Turquia) e Slavia de Praga (Chéquia) perderam apenas dois pontos, fruto de apenas um empate nas respetivas Ligas, enquanto Manchester City e Arsenal (Inglaterra), Juventus (Itália), Real Madrid e Atlético Madrid (Espanha), PSG e Lens (França), Bayern e RB Leipzig (Alemanha), Besiktas e Trabzonspor (Turquia) se juntam ao lote de 17 equipas ainda não derrotadas internamente.

Entre as equipas com melhores médias pontuais por jogo do top-10 da Europa, aparecem ainda Barcelona (2,67), FC Porto (2,63) e Liverpool (2,57), por terem perdido apenas um jogo nas respetivas Ligas. Só os dragões, porque o Sporting ainda não perdeu qualquer ponto, não lideram internamente. A única derrota dos portistas é, aliás, na casa dos lisboetas.

Relativamente a golos marcados, é o Barcelona quem lidera no top-10 europeu, com 28 golos apontados. Um a Getafe (1-0), dois a Valência (2-1), Athletic Bilbau (2-1), Rayo Vallecano (2-1) e Osasuna (2-4), três a Alavés (3-0), quatro a Girona (4-1), cinco a Villarreal (5-1) e sete a Valladolid (7-0).

Seguem-se PSV e Sporting, ambos com 27 golos marcados. A equipa de Eindhoven marcou dois a Sparta Roterdão (2-1), Tilburg (2-0), NEC (2-0), três a Almelo (3-1), Go Ahead Eagles (3-0) e Fortuna Sittard (3-1), cinco a Waalwijk (5-1) e sete a Almere (7-1), enquanto a de Rúben Amorim apontou dois a Casa Pia (2-0) e FC Porto (2-0), três a Rio Ave (3-1), Arouca (3-0), Aves SAD (3-0) e Estoril (3-0), cinco a Farense (5-0) e seis a Nacional (6-1).

Se em vez do total de golos marcados, olharmos para a média de remates com êxito por jogo, vemos que PSV e Sporting ultrapassam Barcelona e lideram a lista das equipas com melhor rendimento ofensivo das tais 10 mais fortes ligas da Europa.

Ambos têm 27 golos apontados em oito jornadas, com média de 3,38 golos por jogo. Se mantivessem este rendimento até final dos respetivos campeonatos, o que é, obviamente, tarefa difícil, PSV e Sporting terminariam as ligas com 102 golos. Os leões concluíram as 34 jornadas de 2023/2024 com 96 golos marcados e a equipa neerlandesa concluiu os mesmos 34 jogos da época passada com 111 golos apontados. Ou seja, trabalho difícil, sim, mas não impossível.

Em matéria de golos sofridos, a liderança pertence aos italianos da Juventus, com apenas um golo encaixado pela equipa do brasileiro Thiago Motta: 1-1 na receção ao Cagliari, golos apontado pelo romeno Marin, de grande penalidade, ao minuto 88, com Michele Di Gregorio na baliza. O outro utilizado, Mattia Perin, não sofreu qualquer golo.

Gyokeres e Israel, o principal avançado e o último guarda-redes titular (IMAGO)

A seguir à Juventus, todos com apenas dois golos sofridos, aparecem RB Leipzig, Slavia Praga, Liverpool e Sporting. Os leões foram batidos nas duas primeiras jornadas (3-1 ao Rio Ave e 6-1 ao Nacional), através de Clayton (90’) e Thomas (36’), mas há seis jogos de Liga que a equipa não sofre golos. O FC Porto, com quatro golos encaixados, também está nas formações com melhor rendimento defensivo neste arranque de época.

Há, claro, o fator ponderação. A Serie A vai em sete jornadas e a Liga portuguesa em oito. A Juventus tem, assim, menos golos sofridos e também melhor média de golos sofridos por jogo: apenas 0,14. Sporting é uma das equipas menos batidas da Europa e a terceira com melhor média: 0,25. Só o Slavia de Praga (2 golos em 9 jogos) tem melhor, com 0,20.

Por fim, a diferença de golos. E aqui lidera o Sporting na Europa, com 27 marcados e dois sofridos. Tem, pois, 25 positivos contra 22 do PSV e 20 do Slavia Praga. FC Porto, com +14, também aparece no top-10. Os leões são, pois, neste arranque de época, a equipa mais equilibrada do top-10 da Europa. Marca muito, sofre pouco.