Preço máximo dos bilhetes
Adeptos de equipas visitantes vão pagar menos nos jogos das competições europeias de clubes (IMAGO)

Preço máximo dos bilhetes

OPINIÃO04.09.202406:00

Dire(i)to ao golo é o espaço de opinião semanal de Marta Vieira da Cruz, jurista

A UEFA decidiu reduzir o preço máximo dos bilhetes que os clubes visitados podem cobrar aos adeptos dos clubes visitantes nas suas três competições masculinas de clubes, ou seja, na Liga dos Campeões, na Liga Europa e na Liga da Conferência. A decisão do organismo foi tomada após acordo da Associação Europeia de Clubes (ECA) e a Football Supporters Europe (FSE).

Em comunicado, a UEFA destaca «o papel crucial que os adeptos desempenham na criação da atmosfera emocionante que define a Liga dos Campeões da UEFA, a UEFA Europa League e a UEFA Conference League, e reconhece o apoio apaixonado que os adeptos prestam às suas equipas durante jogos cruciais fora de casa. Ao tornar os jogos fora de casa mais acessíveis aos adeptos, a UEFA pretende preservar este aspeto único da cultura do futebol europeu».

Assim, a partir desta época, o preço máximo dos bilhetes para os adeptos visitantes será de 60 euros na Liga dos Campeões, 40 na Liga Europa e 20 na Conference League. Estes preços serão reduzidos na época desportiva seguinte de 2025/26, para 50, 35 e 20.

Este tipo de política desportiva tem em vista manter o futebol como um desporto inclusivo, no qual os adeptos que viajam por toda a Europa para acompanhar a modalidade são valorizados e reconhecidos.

É papel das entidades reguladoras introduzir os ajustes necessários — designadamente através da imposição de regras de caráter normativo — quando se verificam desequilíbrios ou desigualdades no acesso ao desporto; seja enquanto dirigente, enquanto jogador ou enquanto adepto.