O CAS e a guerra

OPINIÃO20.03.202206:00

Clubes e equipas russas continuam impedidos de participar em provas internacionais

OTribunal Arbitral do Desporto de Lausanne foi chamado a tomar decisões em três litígios que estão relacionados com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
O CAS (sigla em inglês) registou o recurso interposto pelo Comité Olímpico Russo (ROC) contra a decisão tomada em 2 de março de 2022 pelo Comité Executivo dos Comités Olímpicos Europeus (EOC) de não permitir que atletas e funcionários russos e bielorrussos participem no Festival Olímpico da Juventude de inverno de 2022 (EYOF) na Finlândia, de 20 a 25 de março de 2022.
O CAS registou ainda os recursos interpostos pela União de Futebol da Rússia (FUR) contra as decisões tomadas em 28 de fevereiro de 2022 pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA para suspender todas as equipas e clubes russos da participação nas respetivas competições.
Nos seus recursos, a FUR solicita ao CAS que revogue as decisões impugnadas e, em consequência, que declare a possibilidade de todas as equipas e clubes russos participarem nas competições da FIFA e da UEFA.
Juntamente com cada requerimento de interposição de recurso, a União de Futebol Russa apresentou ainda um pedido de suspensão da execução de cada decisão impugnada, ou seja, pediu o decretamento de medidas provisórias.
Entretanto, no decurso da semana que passou, o CAS rejeita os pedidos da União de Futebol da Rússia para suspender a execução das decisões quer da FIFA quer da UEFA, pelo que até decisão final se manterá a impossibilidade de equipas e clubes russos participarem em competições mundiais e europeias de futebol.