No bom caminho
Pedro Proença na cimeira de presidentes. Foto: PAULO NOVAIS/LUSA

No bom caminho

OPINIÃO30.10.202310:20

A Liga Portugal soube evoluir e posicionar-se como a liga do talento

Quando a Liga Portugal, juntamente com as Sociedades Desportivas, se propôs a lançar uma campanha diferenciadora como é O Futebol És Tu, pensou nas diferentes formas de promover o regresso das famílias aos estádios e numa estratégia centrada nos adeptos. A parceria com o Continente, que permitirá um total de 200 mil bilhetes a preço mais reduzido nesta época, foi uma das formas encontradas e tem contribuído para o crescimento nas assistências.

Mas estaríamos a ser injustos se não destacássemos o papel que as Sociedades Desportivas têm desempenhado no regresso do público aos estádios. Estas têm trabalhado de forma fantástica na promoção do espetáculo, em estratégias de fidelização e de recompensa da militância dos adeptos e na aproximação à comunidade. 

Dessa forma, ao abrigo da campanha O Futebol És Tu, a Liga Portugal entrega três prémios mensais. O prémio O Futebol És Tu reconhece as ações que contribuam para a agregação dos adeptos, ao passo que o prémio Estádio destaca as ações realizadas para melhoria do recinto desportivo. Já o prémio Assistências distingue as melhores taxas médias de ocupação. UD Leiria, AVS e Estoril-Praia foram algumas das Sociedades Desportivas já distinguidas. 

Temos registado casos fantásticos de melhoria de infraestruturas e das condições disponibilizadas aos adeptos por parte dos clubes; campanhas únicas de agregação por parte das Sociedades Desportivas que têm chamado mais fãs aos estádios, algumas delas que configuram mesmo caso de estudo pelas experiências diferenciadoras que proporcionam; e taxas médias de ocupação que chegam a rondar os 90%.

Chegámos ao primeiro quarto da temporada com a fasquia de um milhão de espectadores ultrapassada, taxa média global de ocupação de 48,2%, bem superior dos 38% em igual período da época passada. O público está de volta, e se está a ir ao estádio é porque gosta da experiência que lhe está a ser apresentada.

A acompanhar esta subida nas assistências, temos assistido a grandes espetáculos nas quatro linhas. Um olhar atento aos números mostra-nos que o número de golos na Liga Portugal Betclic subiu em relação a anos anteriores. Nos 72 encontros nas primeiras oito jornadas, antes da paragem para os compromissos das seleções, só três encontros terminaram com nulos. Ao todo foram apontados 219 golos. Terminámos esse período com uma média superior a três golos por jogo (3,04). Nas Big Five, apenas a Bundesliga (3,52 golos por jogo) suplanta a nossa média. Estamos acima de Espanha (2,91), França (2,82) e Itália (2,61).

Futebol positivo, repleto de golos e emoção, competitividade e incerteza no resultado são condimentos para um espetáculo diferenciador, capaz de proporcionar experiências que nenhuma outra oferta de entretenimento pode igualar. Esse tem de ser o caminho do futebol, e as nossas provas estão nesse percurso. 

O futebol nunca poderá reter a atenção dos nossos adeptos, sobretudo dos mais jovens, e captar novos públicos sem possuir a capacidade de entreter, seja no estádio, com condições cada vez melhores para a comodidade dos adeptos, seja como produto audiovisual, com todos os ingredientes necessários a um bom espetáculo e futebol positivo.

Sob a liderança do presidente Pedro Proença, a Liga Portugal soube evoluir e posicionar-se como a liga do talento. Os últimos indicadores — mais golos e melhores assistências — colocam-nos no bom caminho.

* Diretor Executivo da Liga Portugal