eSports em crescimento
Houve uma receita total de €2 mil milhões em 2020, um aumento de 116% em relação a 2019
ESTA semana foi tornado público o relatório Let’s Play! 2021, que aborda do setor dos eSports. Aí é demonstrado que os eSports alcançaram uma receita total de dois mil milhões de euros em 2020, um aumento de 116% em relação a 2019. Segundo o relatório, em 2021, 35% da população europeia familiarizou-se com o conceito de eSports e já consegue defini-lo corretamente. Por outro lado, é também referido que o aumento do interesse dos eSports foi influenciado pela pandemia de Covid-19. Em suma, os eSports estão a crescer e estão a tornar-se interessantes do ponto de vista económico. Quando assim é, há que regulamentar atempadamente a atividade, atendendo às suas especificidades. Dadas as semelhanças com o desporto tradicional, colocar-se-ão, em relação aos eSports profissionais, também as mesmas questões legais?
Note-se que, a este nível, por exemplo, os jogadores celebram contratos de trabalho, de patrocínio, de direitos de imagem. Os jogadores e as equipas interagem uns com os outros, pelo que questões disciplinares podem surgir, surgindo com elas a necessidade de regulamentar e criar uma entidade jurisdicional que as julgue, o que levará, a curto prazo, à criação de entidades de cariz federativo ou associativo.
Por outro lado, dadas as especificidades dos eSports, são um campo propenso a fenómenos de apostas desportivas e match-fixing.
Também as clássicas questões jurídicas relacionadas com as transmissões televisivas ou streaming podem ter, aqui, plena aplicação.
Até questões de dopagem podem ser equacionadas, tanto em relação aos jogadores como em relação aos equipamentos que estes usam para competir entre si.