A retoma nas competições europeias

OPINIÃO12.09.202106:30

As medidas tomadas pela UEFA dependerão, sempre, das normas em vigor em cada país

OComité Executivo da UEFA aprovou, recentemente, várias alterações à quinta edição do Protocolo de Regresso ao Jogo da UEFA, que estabelece o quadro de procedimentos sanitários e de higiene, bem como protocolos operacionais, a serem aplicados na realização de jogos das competições organizadas pela UEFA.

Vejamos: A UEFA decidiu excluir todos os indivíduos que estão totalmente vacinados contra a Covid-19 – ou que recuperaram da doença – da realização de quaisquer testes adicionais para efeitos de entrada na Zona 1 em jogos da UEFA. No entanto, mantém-se a responsabilidade exclusiva da equipa visitante de verificar antecipadamente as condições de entrada no país e/ou estádio de acordo com os requisitos impostos pelas autoridades nacionais/locais competentes.

Por outro lado, decidiu a UEFA deixar qualquer decisão no que diz respeito aos espectadores para as autoridades competentes relevantes. Em todo o caso, a troca de bilhetes para adeptos das equipas visitantes deixou de ser proibida pelo que 5% da capacidade total permitida do estádio será reservada aos adeptos da equipa visitante.

Foi decidido, ainda, remover os requisitos de distanciamento obrigatório nas áreas de trabalho ao ar livre, o que também permitirá que ocorram operações adicionais no estádio e pode permitir que um maior número de detentores de direitos de transmissão e comunicação social assistam aos jogos.

Naturalmente, todas as medidas tomadas pela UEFA dependerão, sempre, das normas em vigor em cada país, bem como estão sujeitas a decisões tomadas pelas autoridades competentes nacionais ou locais.