Verstappen pede mudança à FIA após desqualificações de Hamilton e Leclerc
Max Verstappen no GP de México (IMAGO)
Foto: IMAGO

Verstappen pede mudança à FIA após desqualificações de Hamilton e Leclerc

FÓRMULA 127.10.202318:16

Pilotos da Ferrari e Mercedes foram eliminados do GP dos Estados Unidos após terem sido descobertas irregularidades nos pisos dos seus monolugares.

Max Verstappen (Red Bull) comentou a desqualificação de Lewis Hamilton (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari), já depois de ter terminado o GP dos Estados Unidos. O tricampeão mundial pediu à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) alterasse o procedimento de inspeção dos carros sugerindo que, caso se verifique a ilegalidade de um dos carros, o mesmo processo deve aplicar-se ao outro monolugar da mesma construtora.

«Não se pode verificar todas as peças de todos os carros, caso contrário precisamos de mais 100 pessoas para fazer este tipo de coisas, mas penso que a única coisa a fazer é que se verificarmos um carro e este for ilegal, devemos verificar o outro também», adiantou.

Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados devido a irregularidades encontradas nos pisos dos seus carros. Os seus colegas de equipa, George Russel (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari), não foram sujeitos ao mesmo procedimento.

O condutor n.º 1 da Red Bull saiu ainda em defesa das equipas que foram penalizadas no passado GP, culpabilizando o formato dos GP com sprint race.

 «Claro que ninguém tenta fazer um carro ilegal de propósito, mas, devido ao formato Sprint, só temos uma sessão de treinos para acertar tudo. Quando erras [com a afinação do carro], não há nada que se possa fazer», apontou.

A Fórmula 1 regressa já no dia 27 de outubro com as primeiras duas sessões de treinos do GP do México. A qualificação terá lugar sábado às 22.00 de Lisboa e a corrida principal no dia 29 (domingo), com início às 20.00 de Portugal.