Lewis Hamilton e Charles Leclerc desqualificados em Austin por irregularidades técnicas
Charles Leclerc cumprimenta Lewis Hamilton no final da corrida de Austin (Foto: Motorsport Images/IMAGO)
Foto: IMAGO

Lewis Hamilton e Charles Leclerc desqualificados em Austin por irregularidades técnicas

FÓRMULA 123.10.202301:47

Problemas no piso dos dois monolugares causam alterações na classificação final de Austin

Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desqualificados do Grande Prémio dos Estados Unidos, em Austin, anunciou a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Tanto o piloto da Mercedes, segundo classificado atrás de Max Verstappen, como o monegasco da Ferrari, que terminou em sexto, apresentaram irregularidades na espessura dos respetivos pisos, na parte inferior do carro, detetadas após a inspeção feita pelos comissários no final da corrida. 

Emissários de ambas as equipas alegaram que a menor espessura da zona em questão se devia ao desgaste provocado por uma pista que cria muitos ressaltos e pela proximidade temporada da corrida sprint, que não permitiu uma avaliação mais eficaz aos monolugares; justificações que foram recusadas pela FIA.

Com a desqualificação, Lando Norris (McLaren) sobe à segunda posição e Carlos Sainz (Ferrari) à terceira. Sergio Pérez (Red Bull, 4.º, 12 pontos), George Russell (Mercedes, 5.º, 10), Pierre Gasly (Alpine, 6.º, 8), Lance Stroll (Aston Martin, 7.º, 6), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri, 8.º, 4), Alexander Albon (Williams, 9.º, 2) e Logan Sargeant (Williams, 10.º, 1) distribuem os restantes pontos, com japonês a somar ainda o ponto-extra da volta mas rápida. 

A desqualificação de Hamilton permite ainda a Pérez respirar melhor na luta pelo segundo lugar: o mexicano tem 228 e o britânico 201. Também Logan Sargeant conquista o primeiro ponto no 'circo' da Fórmula 1 e logo em casa, nos Estados Unidos.