Max Verstappen cumpre missão e vence GP dos Estados Unidos
Foto: IMAGO

Max Verstappen cumpre missão e vence GP dos Estados Unidos

FÓRMULA 122.10.202321:39

Piloto neerlandês conquista o 15.º Grande Prémio na presente temporada; Lewis Hamilton e Lando Norris completam o pódio

Max Verstappen venceu a corrida principal do Grande Prémio dos Estados Unidos, em Austin, já depois de ter vencido a sprint race. Apesar de começar na sexta posição da grelha, o piloto neerlandês confirmou o favoritismo, terminando o GP à frente de Lewis Hamilton (Mercedes), que terminou em 2.º e Lando Norris (McLaren), em terceiro lugar. É a 50.ª vitória na carreira do condutor da Red Bull, que bateu o recorde de pontos numa só temporada, com 466.

A temporada de 2023 tem sido dominada por Max Verstappen , mas o facto de o piloto neerlandês começar a corrida na terceira fila da grelha, alimentou esperanças de haver um GP bem disputado. A corrida começou com Charles Leclerc (Ferrari) na frente, mas viu Lando Norris (McLaren) assumir a liderança da mesma logo na primeira volta. Lewis Hamilton ultrapassou o número 16 da Ferrari e assumiu a segunda posição da corrida.

A Mercedes, já a pensar em Verstappen, quis apanhar o tricampeão mundial desprevenido, tentando fazer a corrida com apenas uma paragem, mas as condições da pista não o tornaram possível. Max Verstappen acabou por ultrapassar o rival britânico econcentrou as suas atenções noutro piloto inglês, Lando Norris. Ao fim de 28 voltas, o piloto neerlandês conquistou a liderança da corrida e manteve-a até ao final do GP. Lewis Hamilton ainda ameaçou a vitória de Verstappen, visto que o piloto da Red Bull começou a apresentar problemas nos travões, mas sem sucesso. O piloto número 1 da Red Bull terminou a corrida com menos 2,225 segundos do que o rival da Mercedes.

Destaca-se ainda o acidente de Oscar Piastri (McLaren) e Esteban Ocon (Alpine). Os dois pilotos tiveram contacto forte na sétima volta da corrida, obrigando os dois a desistirem da mesma. Yuki Tsunoda voltou a pontuar pela AlphaTauri com o 10.º lugar na prova e por ter registado a volta mais rápida da corrida. Já Fernando Alonso terminou a corrida mais cedo, devido a danos no chão do carro. Foi um fim de semana para esquecer para o piloto espanhol. No mesmo GP, o bicampeão mundial viu a sua série de qualificações no Q3 acabar e, pela primeira vez em 2023, registou a sua primeira desistência.

primeira desistência. Adensa-se a luta pelo segundo lugar no campeonato de pilotos de Fórmula 1. Lewis Hamilton, com 219 pontos, voltou a ficar à frente de Sergio Pérez e reduziu a desvantagem para o condutor mexicando para 19 pontos O heptacampeão britânico tem apenas mais quatro GP para alcançar o 2.º posto.