Russell pode perder vitória do GP da Bélgica na secretaria
George Russell a celebrar o seu terceiro triunfo da sua carreira na Fórmula 1

Russell pode perder vitória do GP da Bélgica na secretaria

FÓRMULA 128.07.202417:47

Carro do piloto britânico não cumpriu o peso mínimo no final da corrida e pode ser desclassificado, dando o triunfo a Lewis Hamilton, segundo classificado

Apesar de começar apenas na sexta posição e contra todas as expetativas, George Russell venceu o GP da Bélgica com uma estratégia de apenas uma paragem, resultando num fim de semana brilhante para a Mercedes, que também conseguiu um segundo pódio e o segundo lugar para Lewis Hamilton.

No entanto, a vitória do piloto de 26 anos pode estar em risco, porque o seu carro não cumpriu o peso mínimo no final da corrida e o britânico pode acabar por ser desclassificado nas próximas horas. A FIA lançou um comunicado a confirmar que o seu Mercedes pesava 795,6 kg, enquanto o mínimo era de 798 kg.

A história indica que o organismo costuma seguir estas regras à risca e, por isso, o triunfo deve passar para o seu colega de equipa, Hamilton, que terminou a 0.6 segundos dele, com Piastri a subir ao segundo lugar e Leclerc ao pódio. Isto significa também que Ocon chega aos pontos.

Esta era a terceira vitória da sua carreira na Fórmula 1, depois de se ter estreado a vencer no GP do Brasil, em 2022, e de ter celebrado o primeiro triunfo desta temporada no GP de Áustria, após o choque dramático entre Norris e Verstappen nas últimas voltas da corrida.