GP de Bélgica: George Russell vence corrida com brilhante estratégia
Inglês bateu colega de equipa Lewis Hamilton, em 2.º, conseguindo a dobradinha para a Mercedes; Oscar Piastri, da McLaren, fechou o pódio
Para ganhar uma corrida não basta ter um bom carro e, este domingo, George Russell provou que a estratégia também pode ser o suficiente para subir ao degrau mais alto do pódio. O inglês mais novo da Mercedes partiu de 6.º lugar, mas com uma diferente abordagem à prova, conseguiu ganhar o Grande Prémio da Bélgica, aguentando a pressão do colega de equipa Lewis Hamilton, que terminou em 2.º a menos de um segundo. E Oscar Piastri, da McLaren, ainda apareceu oportunamente na luta, mas teve de se contentar pelo 3.º lugar.
As previsões indicavam que cada piloto precisaria de fazer duas trocas de pneus, mas Russell acreditou que chegava uma e estava certo. É a segunda vitória do inglês na temporada, mas nem por isso se esqueceu que o construtor alemão fez a dobradinha.
«É um resultado incrível!», disse na entrevista rápida no fim da corrida. «Não esperava uma vitória. Os pneus estavam ótimos, por isso continuei a dizer que podíamos fazer só uma paragem. Parabéns ao Lewis, ele fez um ótimo trabalho para controlar a prova e se as circunstâncias fossem diferentes, ganhava a corrida», reconheceu Russell, já que Hamilton ultrapassou Charles Leclerc (Ferrari) para a liderança da corrida logo na 3.ª volta e estava encaminhado para o 105.º triunfo da carreira.
Em sentido inverso, fora da luta pelo pódio, além dos Ferrari de Leclerc e de Carlos Sainz, ficou o Red Bull de Max Verstappen que, apesar de um novo motor, não teve ritmo suficiente para ambicionar mais do 5.º lugar em que terminou. Mas nem tudo foi mau para o campeão em título, porque ficou à frente de Lando Norris (McLaren), em 6.º. Assim, aumentou a vantagem para este rival no Mundial de Pilotos, tendo agora 275 pontos, mais 78 do que o inglês da McLaren.
Já Sergio Pérez, encontrou-se numa boa posição para dar a volta a uma série de resultados menos bons nesta temporada. Contudo, apesar de partir do 2.º lugar da grelha não teve ritmo nem para vitória, nem para pódio e, pior ainda para o mexicano da Red Bull foi ter caído para o 8.º lugar, atrás de Carlos Sainz (Ferrari), em 7.º e… do colega de equipa Verstappen. Fernando Alonso conseguiu dois pontos para a Aston Martin e Esteban Ocon superou Daniel Ricciardo (RB) e Lance Stroll (Aston Martin) para arrecadar um precioso ponto para a Alpine.
Classificação geral do GP:
notícia atualizada às 15.56 horas