Fórmula 1 Mick Schumacher em Portimão no McLaren de 2021
Mick Schumacher, piloto de reserva das escuderias Mercedes e McLaren, esteve em Portugal, no Autódromo Internacional de Portimão (AIA), para cumprir programa de testes com a equipa britânica, realizado ao abrigo de regulamento na Fórmula 1 que admite a realização de testes durante a temporada com monolugares que tenham o mínimo de dois anos. O alemão de 24 anos, em Portugal, trabalhou no MCL35M que Daniel Ricciardo e Lando Norris pilotaram no Mundial de 2021.
Este teste com Mick, filho de Michael Schumacher, piloto que venceu sete títulos na categoria mais importante do desporto automóvel, encontra-se integrado no acordo que a Mercedes tem com a McLaren para o fornecimento de unidades de potência e partilha do piloto de reserva, o que coloca o alemão na «pole» para substituir Norris ou Piastri, em caso de indisponibilidade dos dois «titulares» da escuderia britânica.
Para Schumacher, tratou-se da primeira experiência com a McLaren, equipa com que nunca tinha testado, oportunidade aproveitada para conhecer a forma de trabalhar e os procedimentos habituais na escuderia de Woking, que trouxe até ao nosso País os elementos mais jovens da equipa de engenharia, com o objetivo de ganharem alguma experiência num ambiente diferente, mais próximo do que encontram nas corridas.
Recentemente, em Barcelona, Mick Schumacher, com a Mercedes, participou em dia de teste com a Pirelli. Na próxima semana, o alemão tem participação confirmada no Festival de Velocidade de Goodwood, em Inglaterra, aos comandos do Mercedes W02 que o pai pilotou no Mundial de 2011, a penúltima temporada de Michael na Fórmula 1. Não foram revelados quaisquer detalhes sobre o trabalho realizado no Algarve, mas sabe-se que o ex-Haas (2021 e 2022) deixou o Algarve «muito satisfeito».
Nos dias 12 e 13, mais Fórmula 1 no Algarve, com testes da escuderia francesa Alpine-Renault. Portugal e o AIA mantêm-se na «rota» da categoria, mas os planos para o regresso de um Grande Prémio ao nosso País estão no «congelador», pelo menos no médio prazo. No calendário de 2024, recorda-se, número recorde de 24 corridas, com a novidade principal do regresso da China, que saiu do mapa em 2019, consequência direta da pandemia de COVID-19.