Gunther Steiner com «provas suficientes» para reverter resultado do GP dos Estados Unidos
Gunther Steiner, líder da equipa da Haas (IMAGO/NurPhoto)
Foto: IMAGO

Gunther Steiner com «provas suficientes» para reverter resultado do GP dos Estados Unidos

FÓRMULA 107.11.202317:54

Comissários ponderam aceder ao pedido da Haas para rever classificação final da corrida

Os comissários de corrida do Grande Prémio dos Estados Unidos, em Austin, avançaram que vão ponderar aceder ao pedido da Haas para rever a (falta de) penalização a pilotos que excederam os limites da pista.

O construtor norte-americano avançou que os pilotos da Williams, Aston Martin e Red Bull ultrapassaram mais do que quatro vezes os limites do Circuito das Américas, o que daria uma sanção de 5 segundos ao tempo final, podendo esta ser aplicada mais vezes de acordo com o número de repetições das infrações.

Sou o último a querer penalizações nos limites da pista, mas se existe uma regra em vigor, temos de respeitar as regras, mais por uma questão de princípio do que a penalização em si.

Gunther Steiner está certo de que as imagens que a sua organização recolheu são «provas suficientes» para alterar a decisão tomada pelos comissários durante a corrida. 

«Queremos apenas apresentar o caso, porque se não teremos de alterar as regras. Sou o último a querer penalizações nos limites da pista, mas se existe uma regra em vigor, temos de respeitar as regras, mais por uma questão de princípio do que a penalização em si».

Na quarta-feira, dia 8 de novembro, está agendada uma reunião com representantes da Haas, Red Bull, Aston Martin e Williams para averiguar a abertura de revisão. Caso seja aberto uma investigação, outra reunião será marcado para averiguar a penalidade a ser atribuída.

Alexander Albon terminou a GP dos Estados Unidos na 9.ª posição e Logan Sargeant em 10.º, apenas dois segundos à frente de Nico Hulkenberg, da Haas. Caso Sargeant venha a ser penalizado, a construtora norte-americana somava mais um ponto.