Charles Leclerc otimista para a qualificação do GP da Austrália: «Encorajador»
Piloto monegasco liderou o segundo treino livre em Albert Park e afirma-se confiante na melhoria de rendimento da Ferrari comparativamente às duas primeiras provas da temporada
Charles Leclerc afirmou-se satisfeito com o ritmo da Ferrari, depois de liderar a tabela de tempos na segunda sessão de treinos livres no Grande Prémio da Austrália, esta sexta-feira, o que deixa o monegasco otimista de que a equipa possa ter um desempenho melhor do que nas duas primeiras provas da temporada.
Leclerc fez o tempo mais rápido no TL2, com uma volta em 1.17,277 minutos, superiorizando-se em 0,381segundos a Max Verstappen, que enfrentou um atraso na participação na sessão devido à reparação no fundo plano do seu Red Bull por danos sofridos no TL1.
«É uma sensação boa, para já. Tivemos um dia positivo desde as primeiras voltas do TL1 até o final do TL2, por isso é um bom começo», disse Leclerc. «No entanto, precisamos continuar a trabalhar muito, porque tenho certeza de que veremos algumas surpresas amanhã [sábado]. Ainda há margem para melhorar em algumas coisas, mas os treinos correram muito bem, o que é encorajador», reforçou o piloto da Ferrari.
Vários pilotos não evitaram saídas de pista durante os treinos livres desta sexta-feira, o que levou Leclerc a esclarecer que as condições de vento, juntamente com as características do circuito Albert Park, foram desafiadoras.
«Tudo é muito complicado», explicou. «É uma pista muito desafiadora, com travagens bastante fortes, e bastante vento também. Também há apenas uma linha de trajetória. Sempre que se sai da trajetória, mesmo que um pouco, perde-se muita aderência. Mas isso também torna tudo muito divertido. Por enquanto, somos rápidos, logo estamos a gostar, mas precisamos esperar e ver amanhã [sábado] se somos assim tão rápidos», declarou Leclerc.
Leclerc partiu na primeira linha da grelha nas duas primeiras corridas da temporada, mas ainda não conquistou a pole position. Questionado sobre se acredita que tem vantagem na luta pela pole este fim de semana, o monegasco admitiu que a Ferrari «está numa posição melhor do que nas duas primeiras corridas», mas refere que «a Red Bull ainda não forçou o ritmo» e ter-se-á de «esperar para ver onde está o potencial» da equipa campeão mundial, crendo que «ainda estão à frente». «Mas podemos ter a nossa melhor oportunidade desde o início da temporada», assume Leclerc.
Em termos de ritmo de corrida, Leclerc sente que ainda é muito cedo para dizer se a diferença foi reduzida para a Red Bull. «O ritmo de corrida parece bastante forte, mas, novamente, é muito difícil fazer comparações, porque alguns pilotos enfrentaram muito tráfego e nós tivemos voltas relativamente limpas», concluiu o piloto da Ferrari».