«Tenho a certeza que nos apresentaremos ao melhor nível»

Hóquei em patins «Tenho a certeza que nos apresentaremos ao melhor nível»

HÓQUEI EM PATINS06.07.202321:28

O selecionador nacional, Renato Garrido, defendeu que o grupo de 10 convocados para o Europeu agendado de 17 a 22 deste mês «está bem» e tirou proveito do torneio catalão GoldenCAT, mas ainda tem «muito a trabalhar» para se apresentar ao «melhor nível em Espanha».

A equipa regressou ontem ao trabalho no Luso após participar e vencer o torneio quadrangular com Catalunha, França e Itália, de preparação do Europeu de Sant Sadurni d’Anoia, em Espanha. Os jogadores também tiveram oportunidade de gozar umas miniférias antes do regresso ao Luso, onde decorrerá o estágio até ao próximo dia 13. «Aproveitámos o torneio da Catalunha para fazer jogos competitivos. Conseguimos fazer bons jogos e ganhar. Saímos com a sensação de que estamos bem, mas temos muito a trabalhar até ao Europeu», frisou Renato Garrido.

A recuperação física dos jogadores é um dos objetivos imediatos. «De dia para dia, de semana para semana, sentimos que estão a melhorar e tenho a certeza que nos apresentaremos no melhor nível», assumiu o selecionador nacional. Conta com os guarda-redes Pedro Henriques (Benfica) e Xano Edo (Valongo/Oliveirense), os defesas/médios Hélder Nunes (Barcelona/FC Porto), Telmo Pinto (FC Porto), Nuno Santos (Valongo/Oliveirense) e Henrique Magalhães (Sporting), sem esquecer os avançados Gonçalo Alves, José ‘Rafa’ Costa (ambos FC Porto), João Souto (Sporting) e João Rodrigues (Barcelona).

Tanto o treinador como o capitão João Rodrigues destacaram a disponibilidade do grupo para tentar recuperar o título de 2016 e fazer esquecer o terceiro lugar da última edição, em 2021. «Depois de uma época bastante difícil para todos eles, desgastante, com muitos jogos, com atletas que discutiram a Liga dos Campeões, os campeonatos, taças, todos apareceram aqui com espírito aberto», realçou Renato Garrido. «Viemos para esta preparação com total disponibilidade física e, sobretudo, mental, quer para os treinos como para os jogos. Estamos completamente comprometidos com a causa, a causa de representar Portugal, e é o sonho de todos nós», reforçou o avançado do Barcelona.