Taça de Portugal: Benfica-Sporting em final antecipada
Águias e leões, dominadores na Liga, defrontam-se em dérbi nas meias-finais da prova-rainha, este sábado, em Viana da Castelo. Na outra 'meia': Fonte do Bastardo-Leixões
Benfica e Sporting defrontam-se em dérbi nas meias-finais da Final Four da Taça de Portugal, este sábado, no Centro Cultural de Viana do Castelo. As duas equipas dominadoras da Liga da modalidade, concluída a 2.ª fase da Serie A, repetem duelo do último fim de semana, em jogo da derradeira jornada desta competição, disputado no Pavilhão João Rocha, em Alvalade, que os leões venceram para 3-0, quando as respetivas posições na classificação já estavam decididas.
O Benfica, tetracampeão nacional, procura o tri na Taça de Portugal (vitórias em 2021/22 e 2022/23) e em antevisão do jogo com os leões, o seu treinador Marcel Matz recorda a época transata. «Ganhámos no ano passado numa situação semelhante a esta, vindo de uma derrota num jogo do campeonato. Queremos jogar a final da Taça para ganhá-la mais uma vez», começa por afirmar o brasileiro, refletindo depois sobre o adversário.
«O Sporting é uma equipa que joga bem, fisicamente forte, que tem uma composição bem definida. A expectativa é de um jogo difícil, o que sempre aconteceu. Nunca houve uma meia-final de Taça ou Liga simples para nós. Temos conseguindo resultados positivos, mas são sempre jogos equilibrados e difíceis. A expectativa é a de apresentar um nível melhor do que no último sábado [a já referida derrota para a Liga] para conseguir a vitória».
Por seu turno, o Sporting chega ao dérbi da Final Four da Taça com redobrada motivação, após o triunfo caseiro por resultado esclarecedor. Na abordagem à meia-final frente às águias, o treinador dos leões, João Coelho não evita comentar o recente jogo no João Rocha.
«Tenho muitas dúvidas de que o Benfica alguma vez quisesse perder por 3-0. Não perderam por falta de vontade ou falta de empenho. São uma equipa supercompetitiva e com muitos títulos», começou por dizer o técnico português dos verdes e brancos.
«Vai ser um dérbi, como sempre, com resultado incerto, mas queremos voltar a ganhar. Fizemo-lo bem, de forma contundente no sábado. Agora é um jogo de campo neutro que vale o acesso à final e estamos muito motivados para voltar a repetir a exibição. Se jogarmos o nosso melhor voleibol nos nossos limites acho que temos condições para conseguir ganhar. Sentimo-nos capazes e temos mostrado que é possível», concluiu João Coelho.
Taça de Portugal - Final Four
Centro Cultural de Viana do Castelo
Meias-finais – Sábado
Sporting-Benfica 15 horas
Fonte do Bastardo-Leixões 18 horas
Final - Domingo