Sporting implacável na Lituânia
Marcus LoVett voltou a liderar a equipa do Sporting no triunfo na Lituânia (FIBA)

Sporting implacável na Lituânia

BASQUETEBOL06.12.202318:41

Leões entram na segunda fase de grupos da Taça Europa com um triunfo convincente

Ao assistir aos primeiros 15 minutos do primeiro jogo da segunda fase de grupos da Taça Europa de basquetebol, dificilmente se imaginava que o Sporting poderia ter uma viagem tranquila ao terreno dos lituanos do Jonava.

É que depois de muito equilíbrio, só aos 16 minutos uma das equipas conseguiu uma vantagem de mais do que uma posse de bola. E foram os leões que, com uma penetração de Marcus LoVett pela esquerda chegaram aos 29-25, até então a maior vantagem do encontro. 

Até ao intervalo, a equipa orientada por Pedro Nuno ainda conseguiu consecutivas diferenças de seis pontos, até fixar nos 39-31 com que chegou ao descanso.

Mas pouco fazia prever o sossego que viria no início do terceiro quarto. Num período absolutamente desastrado de pouco mais de dois minutos, o Jonava cometeu seis (!) turnovers consecutivos, que permitiram igual número de transições bem sucedidas dos leões, a fixarem um parcial de 13-0, que elevou a vantagem da equipa portuguesa para 59-41.

E a sangria não parou por aí, apesar de a equipa lituana ter conseguido estancar o desacerto coletivo provocado pela forte oposição defensiva dos leões. 

À entrada do último período, eram 21 os pontos que separavam as duas equipas e também ninguém se arriscaria prever que a equipa da casa ainda pudesse reagir.

Porém, foi mesmo isso que aconteceu. Com tudo para estarem tranquilos com o jogo quase perfeito que tinham feito até então, os jogadores do Sporting desconcentraram-se e, pior do que isso, começaram a precipitar-se com ataques rápidos, quando era o adversário que precisava disso. 

E a diferença foi diminuindo, sobretudo pelo parcial de 10-2 que o Jonava impôs a abrir o último período, e que era de apenas nove pontos a pouco mais de três minutos do final.

A equipa podia tremer, mas parou aí. O toque a reunir de Pedro Nuno deu certo e os leões seguraram um importante triunfo num grupo que se espera muito duro para os leões, mas que começou da melhor forma.  

No outro jogo do grupo, os turcos do Bahcesehir venceram o Legia Varsóvia por 100-90.