Sporting derrota Benfica na Luz e segue imparável
Leões ganharam por 36-29 e somaram a 12.ª vitória em 12 jornadas
Depois do FC Porto, o Benfica. O leão está indomável no campeonato de andebol e venceu em casa dos dois rivais em semanas consecutivas.
Neste sábado, a equipa de Ricardo Costa foi à Luz ganhar o dérbi por 36-29. Um triunfo claro que premeia a equipa que tem mostrado maior consistência este ano.
Logo na primeira parte ficou feito o retrato do que seria o jogo, com os ataques a sobreporem-se claramente às defesas. Mesmo com Mike Jensen (Benfica) e Andre Kristensen (Sporting) a terminarem os primeiros 30 minutos com sete defesas cada um, o 18-16 no marcador deixavam claras as dificuldades defensivas das duas equipas.
A segunda parte começou depois com uma péssima notícia para as águias que, além da desvantagem no marcador, ficou sem o cérebro do ataque. Yoav Lumbroso levou cartão vermelho após uma falta na ponta, e deixou a equipa órfã do melhor central logo aos seis minutos do segundo tempo.
E isso revelar-se-ia fatal para as águias. Com a defesa a continuar sem mostrar acerto, os encarnados começaram a falhar consecutivamente no ataque, permitindo ao Sporting aumentar a vantagem, sobretudo nos últimos 10 minutos, período no qual o Benfica marcou apenas dois golos, sofrendo um parcial de 8-2 que se revelou fatal.
Num triunfo coletivo da equipa que foi melhor durante todo o jogo, os irmãos Costa voltaram a ser o abono de família em termos de golos, somando 19 – onze de Kiko e oito de Martim. Também os guarda-redes dos leões estiveram em destaque na partida.
ACABA A PARTIDA! SPORTING VENCE POR 36-29
Uma semana depois de vencerem fora o FC Porto, os leões triunfam também em casa do Benfica e mantém o registo 100 por cento vitorioso ao fim de 12 jornadas.
59' - Último minuto com o Sporting a fazer o 36-28.
57' - Nada corre bem ao ataque do Benfica que volta a falhar no ataque e sofre o 34-28. A vitória já não deve escapar aos leões.
56' - O treinador das águias volta a parar o jogo para dar indicações à equipa e espera-se algum tipo de risco dos encarnados na tentativa de anular uma desvatagem de cinco golos.
55' - Ole Rahme falha dois livres de sete metros consecutivos e Kiko Costa não perdoa do outro lado e eleva a contagem para 33-28.
52' - O Benfica continua com claras dificuldades dificuldades no ataque e o Sporting chega a uma vantagem de quatro golos: 30-26.
51' - Treinador do Benfica pede um desconto de tempo quando as águias perdem por 29-26.
50' - A dez minutos do final do encontro, o Sporting vence por 28-26.
48' - Rahmel reduz para um golo de diferença dos sete metros. 26-25 para os leões.
46' - O Sporting está a fazer ataques mais prolongados e a levar quase sempre até ao passivo. A defesa do Benfica vai permitindo manter as águias no jogo, uma vez que no ataque as coisas continuam complicadas para a equipa de Jota González. Os leões estão na frente por 26-24.
42'- Benfica mostra dificuldades no ataque, com várias falhas técnicas e o Sporting consegue a primeira vantagem de três golos na partida (25-22).
40' - Kiko Costa chega aos oito golos na partida e faz o 24-22 para o Sporting.
37' - Mesmo com menois dois, o Benfica reduz para 21-20!
36' - CARTÃO VERMELHO DIRETO PARA LUMBROSO! Central das águias é expulso após colocar em perigo a integridade física de Gassama, num toque na ponta. Benfica via jogar com menos dois jogadores durante dois minutos, uma vez que Sanchéz-Migallón também tinha acabado de ser excluído.
35' - Segundo tempo começa com várias falhas técnicas de ambas as equipas. Sporting na frente po 19-18.
RECOMEÇA A PARTIDA!
SPORTING NA FRENTE AO INTERVALO
Leões vencem no final da primeira parte por 18-16.
28' - Kristensen a brilhar! O Benfica trabalha bem o 7x6, encontra espaço para o remate aos seis metros, mas o guarda-redes do Sporting segura a liderança verde e branca nos dois golos (18-16).
25'- O treinador do Sporting faz a necessária rotação na equipa e o jogo do Sporting ressente-se sem os irmãos Costa e Natán Suárez em campo. Ainda assim, os leões matém-se na frente por 17-16.
23'- É a vez de Ricardo Costa parar o jogo para falar aos seus jogadores. Sporting na frente por 15-14.
21' - Jensen já leva seis defesas e lança o Benfica para novo empate, agora apontado po Miguel Sánchez-Migallón: 14-14.
20' - O Benrfica aposta no 7x6 no ataque e reduz por Belone Moreira para 14-13.
18' - Responde o Sporting, com Kristensen também em destaque na baliza, e passa para a frente, novamente por dois golos: 13-11.
15' - Benfica passa para a frente pela primeira vez desde o 1-0. Mais uma vez, foi uma defesa de Jensen a permitir o golo de Grigoras, que faz o 11-10 para as águias.
13' - Jensen soma mais uma defesa e Lumbroso empata para o Benfica 9-9. Desde o 1-1 que o Benfica corria atrás do resultado.
12' - Os ataques estão claramente a levar a melhor sobre as defesas. Quase todos os ataque estão a terminar com sucesso e o Sporting lidera por 9-8.
9' - O Benfica mostra dificuldades em travar o ataque do Sporting e Jota Gonzáles pede já um desconto de tempo. Leões na frente por 7-5.
7' - Sporting mantém dois golos de vantagem (6-4), Orkelsson marcou metade dos golos dos leões.
4' - O Sporting passa para a frente, com três golos consecutivos, dois deles em livres de sete metros convertidos por Kiko Costa. 3-1 para os leões.
2' - Mike Jensen entra muito bem na partida com três defesas nos primeiros três ataques do Sporting. Benfica na frente por 1-0, uma vez que já perdeu dois ataques.
COMEÇA A PARTIDA!
O Sporting sai com a posse de bola.
Uma semana depois de ter vencido o FC Porto na Dragão Arena, o Sporting visita o Benfica, no jogo grande da 12.ª jornada, a primeira da segunda volta da fase regular do campeonato de andebol, agendado para as 19h.
Águias e leões vêm de derrotas na Liga Europeia a meio da semana e tentar responder a esses desaires diante do maior rival.
Se o Sporting é líder isolado com 11 triunfos em 11 jogos, o Benfica é o terceiro classificado, com menos seis pontos do que o rival, fruto de sete vitórias, dois empates e duas derrotas.
De referir que primeira jornada do campeonato, águias e leões defrontaram-se no pavilhão João Rocha, com triunfo da equipa da casa por 32-26.